segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Definir bem seus Produtos e Clientes é questão de SOBREVIVÊNCIA DE SUA EMPRESA

Definir ou redefinir Produtos e Serviços é uma análise que deve ser feita periodicamente, é uma questão de sobrevivência da sua empresa. O mercado está sempre em movimento, em constante transformação. Produtos que ontem eram sucesso, hoje podem não ser mais. Novas necessidades sugerem novos produtos, ou evolução de seu mix para atender as solicitações mais atuais. É muito comum vários produtos ou até mesmo serviços se tornarem obsoletos em função de novidades de um mundo globalizado.

A VISÃO DO MERCADO, nos fornece constantes subsídios para esta análise. É preciso estar atento ao mercado e a sua evolução.
Muitas vezes um simples produto pode ser considerado inexpressivo, porém o mercado pode se mostrar altamente consumidor a ele e por estarmos alheios, perde-se uma grande oportunidade. Da mesma forma precisamos estar atentos ao que chamamos de mídia de oportunidades, para citar apenas um exemplo, novelas, que sempre acabam colocando muitos produtos "na onda do dia", fique sempre atento. (Cortes de cabelo, roupas, maquiagem, bebidas, locais turísticos, tendência de comportamentos, literatura, etc.

Esteja sempre atento analisando o seu mix, e o de seus concorrentes e algum sinal do mercado, algum novo produto ou serviço pode se tornar necessário e você poderá agir com mais rapidez e na frente de seus concorrentes.

Vale observar também, que muitas vezes um produto não vende e não pela razão do preço, mas sim por uma série de outros fatores. Preço não é determinante única, por tanto não caia na armadilha de que quando as vendas não estão bem a única alternativa são as promoções, existem estratégias que são muitas vezes mais eficientes e eficazes.

A visão de mercado que você tiver, é responsável pelas escolhas que terá que fazer em relação a seus produtos e serviços. A seguir algumas dicas:

Defina quais são eles, como são e como você os oferece.

Muitas vezes oferecemos produtos que nem sabemos como foram parar em nosso mix. É muito comum darmos ouvidos a opinião de pessoas, amigos ou não, e por acharmos que eles possuem um pouco de razão, acabamos colocando produtos sem nenhuma análise mais profunda, se deve ou não estar em nossa prateleira.

Para que isso não ocorra, tenha sempre bem definido quais produtos tem a ver com o SEU NEGÓCIO, não fuja de sua missão e nem de sua visão, pois é muito fácil perder o foco agindo assim. Defina ou redefina constantemente o seu Mix de produtos.
Tenha sempre de forma clara e bem definida quais são os produtos que sua empresa deve trabalhar e colocar a disposição do mercado.

Importante também é que os seus colaboradores (funcionários) tenham bem definidos todos os produtos/serviços que a empresa oferece, e qualifique-os para que possuam total domínio sobre o elenco de produtos/serviços oferecidos.

Também é fundamental saber como são e de que forma oferecer, isto deve ser exaustivamente treinado internamente na empresa. Às vezes uma simples falta de informação sobre determinado produto/serviço pode criar situações irreversíveis e muito sérias nos resultados da empresa.

Seus PRODUTOS/SERVIÇOS são úteis para você ou para seus clientes?

Esta é uma das situações que mais tornam vulneráveis as empresas, os olhares estão na maioria das vezes colocados nos produtos/serviços e o que eles podem trazer de benefícios para o dono e a empresa.

Não esqueça que, você não vende produtos, você vende benefícios, resultados, e é aí que está o segredo do negócio, a satisfação do cliente, pois tendo isso consequentemente ele será fiel a você por muito mais tempo.

Um negócio somente é bom, é bem feito, quando gera resultados para ambos os lados. Ações que beneficiem apenas um lado acabam levando a empresa ao fracasso. Portanto, esteja sempre atento, é uma questão de sobrevivência no mercado.
Ah! só para lembrar: Seu cliente, mais que produtos ou serviços, está interessado nos benefícios que irá receber

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