quarta-feira, 25 de agosto de 2010

AFINAL, QUAL É O SEU NEGÓCIO?

É muito comum encontrarmos dúvidas, em relação ao nosso próprio trabalho ou negócio quando eles não vão bem, algumas pessoas chegam até a questionar se o ramo escolhido está correto, se precisam mudar, ou se o mercado está saturado.
Quando a pessoa começa a ter esses pensamentos, é porque está indo para o lado oposto do que realmente deve ir. Na maioria dos casos isso acontece pela falta de visão, aí começam a aparecer outras situações como dificuldades nos negócios, a perda da auto-estima e a consequente falta de reação para poder virar o jogo.

Posso afirmar, que em marketing SEMPRE HÁ SOLUÇÃO ou soluções para qualquer situação; o que ocorre na maioria das vezes é a falta de visão que dificulta as reações positivas.

Restabelecer a visão pode transformar tudo, trazer solução para os problemas: falta de opções em novas idéias, saturamento de mercado em novas possibilidades e novos projetos etc.

Costumamos auxiliar os empresários a entender algumas situações que estão vivendo em seu próprio negócio, propomos algumas considerações e respostas para as perguntas a seguir:

a) Qual o motivo que o levou a ter o seu próprio negócio?

- Faça uma análise aqui e veja o quanto do emocional foi responsável por esta decisão, ou se ainda é isso. A emoção combina com lazer, com passear, com namorar, etc. Não combina em nada com o lado profissional, pois em marketing a única emoção que funciona é a de ver grandes resultados aparecendo em seu negócio transformada em comemorações.
Se a sua situação anda difícil e você questiona tudo, tenha a certeza, a emoção o levou a isso. Portanto está na hora de rever seus conceitos, quebrar paradigmas e montar um Plano de Marketing ou de negócios com metas e resultados reais possíveis de serem alcançados , e acima de tudo SEGUI-LO!

b) Afinal, qual é o seu negócio?

- Definir o seu negócio é mostrar a sua intenção de atuação. Na hora de responder esta pergunta, devemos nos lembrar que os clientes não compram produtos, mas soluções para seus problemas, ou os benefícios que os produtos e serviços trazem. Mas lembre-se definir um negócio em cima apenas de produtos ou serviço limita a análise de oportunidades que existe no mercado. A visão dever estar muito ampla neste momento.

c) A sua MISSÃO ou a de seu negócio? Ainda é a mesma?

- Quando você definiu sua missão ela era bem clara? Então avalie se ainda é a mesma. Se não for mais, veja o que mudou e porque mudou, se precisar redefinir redefina, mas a partir daí FAÇA o que definiu, até que aconteça.
- A MISSÃO é a determinação de onde sua empresa ou você deseja ir, é a razão de existência do seu empreendimento, é também um guia de trabalho para as pessoas que trabalham com você.

A missão deve responder algumas questões como: O que a empresa vai fazer? Para quem? Por quê? Como? E onde fazer?
Ah! só para lembrar: Negócio de ser definido com responsabilidade, comprometimento e acima de tudo RAZÃO, não com emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário