terça-feira, 3 de agosto de 2010

Case: PALESTRA MOTIVACIONAL ou REENGENHARIA NA EMPRESA

Cliente: Indústria cosmética (mais de 150 funcionários)

Situação:
Para motivar os funcionários, o presidente da empresa resolveu fazer a semana de apresentações de otimismo ou motivacional como queriam. Cada um dos cinco dias da semana na hora do almoço, durante meia hora, haveria um palestrante.

Primeiro dia: A empresa responsável pela segurança, através de seu diretor, fez a palestra.
Material utilizado: um retro projetor e transparências.
Segundo dia: A empresa que fornece a alimentação mandou uma nutricionista para falar das refeições, dos alimentos saudáveis e de algumas receitas. Material utilizado: retro projetor e transparências.
Terceiro dia: A empresa que presta consultoria contábil falou de como é organizada uma empresa do ponto de vista fiscal. Material utilizado: retroprojetor e transparências.
Quarto dia: As pessoas do laboratório falaram sobre como se produz perfumes e cosméticos. Material utilizado: retro projetor e transparências.
Quinto dia: Palestra Motivacional com o Presidente da indústria cosmética. Quando cheguei, na sexta feira, vi uma quantidade enorme de equipamentos, telão, home theater, luzes especiais, data show, vídeos, etc.

A apresentação foi realmente muito bem feita, tudo correu certinho como o previsto.
O presidente da empresa dominava como ninguém a técnica de apresentações motivacionais.
Após a apresentação fomos caminhando em direção a sala da diretoria, durante o trajeto, o presidente me perguntou mais de três vezes se eu havia gostado, respondi que sim que a apresentação havia sido muito boa. Questionei-o porque me havia me feito 3 vezes a mesma pergunta, ele acabou fazendo o seguinte comentário: “Estou perguntando por que achei que o pessoal não parecia muito satisfeito... não ficou motivado...”
Bem aí, comecei a falar então como Consultor de marketing recém contratado. Comecei a numerar alguns pontos que considerava fundamentais, mas que ele não conseguia enxergar mesmo que a empresa já tivesse mais de 18 anos de vida.

- Para as apresentações, a empresa havia retirado 30min do tempo de almoço dos funcionários
- Não houve nenhuma pesquisa para saber se eles permitiam ou não ter seu espaço invadido, mesmo com a melhor das intenções.
- Todos os apresentadores contaram apenas com um retroprojetor para suas apresentações
já o presidente com equipamentos de ultima geração
- A empresa não possuía plano de carreira definida (cargos e funções).
- A empresa não possuía plano de salários, metas e participações.
- A empresa não possuía plano de férias.
- A empresa não investia em treinamentos.
- A empresa não investia em conhecimento e atualizações internas.

“A industria precisava de cuidados especiais, era preciso mudar tudo... "

A estratégia:
Aplicamos uma pesquisa interna para ouvir os funcionários e posicionar a diretoria e presidência dentro de uma realidade absoluta. Para a pesquisa demos o nome de “O que a EMPRESA pensa da EMPRESA”. Todas as situações levantadas foram confirmadas, a princípio a presidência ficou arrasada, polis tinha uma visão apenas superficial.
Sugeri então uma REENGENHARIA na empresa, uma grande mudança com quebra de paradigmas e um amplo Plano de Negócios.
Resultado:
A "nova" empresa saiu da estagnação, e cresceu 6 vezes em menos de cinco anos.
Ah! só para lembrar: Não podemos motivar os colaboradores de nossa empresa apenas com uma peça de teatro bem feita, é preciso muito mais, é preciso Planejamento e Estratégias bem adequadas. Estas ações vão valorizar fundamentalmente as pessoas do quadro funcional.

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