quinta-feira, 26 de agosto de 2010

AONDE ESTÃO OS CLIENTES? Algumas dicas para encontrá-los!

Diariamente nos deparamos com a questão: aonde poderemos buscar clientes? Ficamos tentando adivinhar e muitas vezes não percebemos que eles podem estar muito perto; um pouco de visão e pronto aí estarão êles.
Aqui vão algumas sugestões de onde encontrá-los e que ações podem ser feitas para conquistá-los.
1. Indicações
Sempre pergunte a seus clientes atuais, ex-clientes e para pessoas da sua empresa. Todo mundo tem um vizinho, conhecido, enfim, alguem do seu relacionamento que pode vir ser seu cliente.

2. Associações
Todos os ramos tem suas associações. Pertença a uma. Participe ativamente, envolva-se em discussões e projetos. Assim você e sua empresa vão ficar conhecidas, ganharão respeito e acima de tudo novos clientes. Divulgue ali o seu currículo e o de sua empresa.

3. Cursos
Nos cursos além dos ensinamento que você adquire, encontrará pessoas interessantes. Converse com os participantes, troque informações, etc. Estas conversas com troca de conhecimentos; são tão importantes quanto os temas abordados nos cursos.

4. Mídia Impressa
Escreva para revistas técnicas, jornais e quaisquer outras que o público pode ler. Você poderá ter um grande retorno dos leitores. Outra vantagem, mesmo meses depois de haver escrito algum artigo você ainda poderá receber telefonemas ou visita de futuros clientes.

5. Mídia eletrônica
Procure participar de programas de TV e Rádios por exemplo, programas especiais sobre sua área de atuação. Para participar, apresente uma idéia, algo novo e entre em contato, você pode conseguir algumas participações gratuitas, e obter muita visibilidade.

6. Palestras
Sempre há alguém querendo ouvir seu ramo de atividade. Associação comercial, faculdades, entidades profissionais, etc. Estes são alguns locais onde você pode se oferecer para dar alguma palestra e ainda fazer a propaganda do seu negócio.

7. Clubes, ONGs, Igrejas e similares
Nestes locais você poderá além de fazer um trabalho social importante, se tornar conhecido mostrando um lado seu muitas vezes pouco conhecido.

8. Visitas
Faça regularmente algumas visitas em locais estratégicos.
• Escritórios - Você foi fazer uma visita ao escritório de um cliente. Passe alguns minutos analisando o quadro da portaria (recepção) do prédio onde estão listadas todas as empresas do condomínio. Quantas delas podem ser seu cliente? Não custa nada dar uma passada em algumas delas, custa?
• Vizinhos – Você por acaso sabe quem é seu vizinho? O que ele faz? O seu cliente pode estar mais perto do que você imagina, no escritório ao lado do seu.

9. Pré-venda, Venda e Pós-venda
• Estes três elementos devem andar sempre juntos, e cada um permitirá a multiplicação das possibilidades de conquistar mais clientes. Não descuide principalmente do pós-venda, pois é ai que sua relação com o cliente pode estar começando e isso pode multiplicar as indicações.

10. Outras dicas
• Clientes antigos – se você tem um cadastro de clientes, ligue para eles, diga que está fazendo algo especial, etc.
• Clientes novos - estimule-os a indicar novos clientes, o momento é mais do que propício
• Visite empresas, agende periodicamente esta ação. Faça relacionamento.
• Converse com pessoas, visite-as, convide-as, chame-as. Desenvolva relacionamentos, eles sempre acabam em ajuda mútua ou até mesmo em parcerias especiais.
Ah! Só para lembrar: Posibilidades estão sempre a nossa disposição, mas precisamos ir até elas.

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