segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

MARKETING DE RESULTADOS, VOCÊ SABE O QUE É?

Estamos vivendo um momento estratégico no mínimo muito difícil. Uma corrida desenfreada em busca de altos índices de audiência ou visibilidade. Empresas investindo muito,  procurando ter o máximo em divulgação, na tentativa de obter também altos índices em suas vendas e assim buscar o lucro. Até aí, tudo bem, é o jogo do mercado dizem o especialistas, você anuncia, seu produto é imediatamente conhecido, e as vendas acontecem.

Se buscarmos em livros especializados em marketing estará lá, uma infinidade de situações estratégicas para aumentar cada vez mais o seu espaço de divulgação em busca sempre de alavancar os índices, é o Marketing de resultados diriam os especialistas, aparentemente, tudo está certo, aparentemente.

Mas o que é exatamente o Marketing de Resultados? Exatamente que resultados?

Há duas situações que gostaria de provocar: a primeira, Marketing de Resultados em relação apenas ao Volume das Vendas e a segunda, o Marketing de Resultados em relação a Qualidade e Benefícios oferecidos aos clientes.

Então vamos convir se há duas correntes sobre marketing de resultados, uma, a mais praticada, onde os índices de audiência ou visibilidade justificam o faturamento, neste caso pode ser que apenas um dos lados ganha apenas o que vende; na outra ponta, são os resultados que os produtos oferecem aos seus consumidores em especial o benefício da qualidade, neste caso o resultado é de mão dupla, ganha quem vende e ganha quem consome.

Exemplificando,  o fato de se vender muito uma determinada peça de roupa, não significa que a mesma possui qualidade, então o que estamos vendendo? Que benefício está se oferecendo? Os resultados ficam apenas nos números de vendas e não na satisfação dos clientes.

Se olharmos o lado dos programas de TV, veremos que não é diferente, um jornal de notícias apresenta na sua maioria notícias ruins, se pegarmos horário nobre o que lá estão? Novelas, com altíssimos índices de audiência, comemorados com êxtase pelas redes, porém com conteúdo péssimo, cheio de maus exemplos e que diariamente são impostos a população, invadindo seus lares; sem pegarmos os programas de domingo, veremos, uma tentativa desesperada de ser um pior do que o outro, e da mesma forma uma imposição para os consumidores, que infelizmente já se habituaram a coisas sem qualidade.

O marketing de resultados nas vendas através de  grandes índices de audiência ou exposição garante grandes vendas, mas nem sempre garantem uma qualidade necessária e acima de tudo honesta.

É preciso então entender muito bem o que realmente é Marketing de Resultados, que mais do que índices de venda, deve estar focado também e principalmente em cima de qualidade do que propicia aos consumidores.

Gosto quando o marketing de resultados se aplica nas duas extremidades, bom para o cliente bom para quem vende, aí sim pode-se dizer claramente, corretamente e honestamente que se está praticando MARKETING DE RESULTADOS.


Ah! Só para lembrar: Será que vendendo produtos ou serviços sem qualidade estamos colaborando para uma vida melhor?

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

VOCÊ JÁ DEU RETORNO AO ORÇAMENTO OU PROPOSTA QUE RECEBEU?

Uma das coisas que as pessoas mais reclamam é do retorno às propostas ou orçamentos que enviam para seus possíveis clientes.  É muito comum, infelizmente, que o retorno à essas propostas demorem ou nunca cheguem, e mesmo  que sejam efetivamente cobrados, ainda assim,  em alguns casos o retorno não ocorre.

Sempre quando solicitados orçamentos ou uma propostas, normalmente os solicitantes querem “pra ontem”, precisam decidir rapidamente, não podem perder tempo, etc.  então os fornecedores correm, preparam ao material entregam e aí como se não fosse mais importante o retorno demora, ou invariavelmente não vem.

Frases como: “preciso com urgência...”, “estamos apenas esperando esse orçamento para definir nosso futuro...”, “seu orçamento é fundamental para nossos próximos passos...”, “assim que recebermos, vamos analisar e retornamos imediatamente”, “fique tranqüilo assim que definirmos entramos em contato...”, etc.

Mas porque muitas pessoas agem assim?

Bem, creio que aqui haja a inexistência de dois fatores fundamentais: 

A primeira: a ausência de um projeto estratégico de marketing, que seja soberano às decisões da empresa, que defina claramente suas necessidades, metas e intenções,  que mostre de fato a necessidade de um orçamento, para ser solicitado, discutido, e finalmente retornado ao seu fornecedor; 

A segunda: uma situação mais grave ainda,  a falta total de princípios, como se os fornecedores fossem pessoas para serem apenas usadas, quando na verdade devem ser seus parceiros, espécie de clientes mais do que especiais, porque através deles, seu sucesso em vendas se complementará e assim obterá o que mais deseja, lucros.

Não podemos esquecer que um fornecedor desconsiderado hoje, poderá ser realmente fundamental amanhã, porém, se o seu relacionamento com ele estará totalmente comprometido, haverá problemas muito  maiores do que apenas responder aos orçamentos recebidos.


Ah! Só para lembrar:  e você, o que acha quando um cliente lhe diz que vai e retornar e nunca mais aparece? 


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

CADEIA PRODUTIVA DE RELACIONAMENTOS, VOCÊ TEM?

Em marketing, RELACIONAMENTO é tudo, ou quase tudo. São vários os fatores fundamentais resultantes de bons relacionamentos e podemos enumerar alguns:

a)      Visão de mercado, você troca informações com outros empresários ou profissionais do mesmo setor, observa suas idéias, verifica o que estão fazendo, como estão resolvendo novas questões, que investimentos estão fazendo, etc. enfim, recebe noticias e informações privilegiadas, visualiza novas possibilidades, fortalece sua compreensão, e conseqüentemente aumenta sua visão mercadológica.

b)      Parcerias, o relacionamento permite vislumbrar e identificar parceiros que muitas vezes podem resolver situações adversas em seu negócio, fortalecendo-o ao mesmo tempo gerando novas opções de atuação. Lembre-se sempre haverá alguém que complemente o seu trabalho.

c)       Soluções,  ao se relacionar com outras pessoas e empresários, as discussões muitas vezes vão recair em como determinado empresário sai de algumas situações adversas, isto se traduz diretamente em soluções para o seu negócio também. Aqui você poderá observar inclusive ações que quando colocadas em pratica geraram resultados positivos das que não que não tiveram resultados satisfatórios.

d)      Novas oportunidades de negócios, também nos relacionamentos sempre surgem oportunidades que até então não tínhamos conhecimento ou visão. Por isso é sempre bom exercitar essas conversas, muitos negócios surgem dessas oportunidades.

e)      Novos clientes,  é muito comum nos relacionamentos você receber indicações de novos clientes. Muitas vezes  surgem necessidades de nossos clientes que fogem da nossa área de atuação, gerando assim a necessidade de indicá-los para outros fornecedores  e, é aí que entra o bom relacionamento. Você pode conquistar novos clientes através de indicações vindas de seus parceiros e contatos.

Muitas outras situações podem ser geradas através do bom relacionamento, mas é preciso entender, que em marketing sempre deverá haver um caminho de mão dupla, tem que ser bom para você e também para as pessoas de seu relacionamento.


CADEIA PRODUTIVA DE RELACIONAMENTOS, 
Uma pessoa leva a OUTRAS!


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

COMPROMETIMENTO, MOTIVAÇÃO E...

Procuram-se pessoas Comprometidas e Motivadas!

Este poderia ser  o anúncio de classificados nos jornais, rádios e TVs. A carência deste profissional ou destes seres diferenciados é realmente muito grande.

Mas qual a importância de alguém ser comprometido e motivado? Imprescindível diriam muitos e com razão; Certamente a combinação das duas coisas contribui muito para que tenhamos sucesso naquilo que estamos fazendo, mas não é necessariamente a garantia dele.

Comprometimento é algo muito particular, tem a ver com a essência da pessoa, com o seu caráter profissional e independe de fatores externos, está ligado ao desejo intimo de querer realizar e atingir algum objetivo.

Motivação tem a ver com as atitudes da pessoa, está ligada também ao seu eu interior, mas também a motivos externos como a empresa que trabalha, a equipe que participa, ao relacionamento com colegas e colaboradores, o gosto ao trabalho que executa e principalmente aos estímulos que recebe e que devem ser capazes de o colocar em movimento.

“O que define verdadeiramente uma pessoa é o que ela faz,
E não o que ela é capaz de fazer!”

Mas se o comprometimento e Motivação são importantes porque ainda não são garantia do sucesso?  Por que falta um outro componente para completar o trio, Estratégias, que são os caminhos corretos a serem perseguidos de forma mais eficiente e eficaz.

Estratégias, sim elas são as responsáveis pelos direcionamentos e pelas formas mais corretas de chegar aos objetivos. Se houver Comprometimento, Motivação e Estratégias bem colocadas aí sim  este trio é a GARANTIA DE SUCESSO!

COMPROMETIMENTO tem a ver com a essência da pessoa,
MOTIVAÇÃO tem a ver com as suas atitudes,
ESTRATÉGIAS são os caminhos corretos
a serem percorridos!


Eis o trio que garante o SUCESSO!


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

"PROSPERA LOJISTA o projeto de qualificação IMBATÍVEL"



Dia 29/10 no PALACETE DOS LEÕES lançamento da coleção (Apoio institucional: BRDE, INSTITUTO MEMÓRIA E ACP Associação Comercial do Paraná)

O PROSPERA LOJISTA, é mais do que um Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento do Comércio Lojista, é um produto bem elaborado e que realmente “gera resultados expressivos e práticos”.

Uma nova visão para grandes resultados, o Projeto apresenta algumas novidades que considero únicas, e gostaria de comentá-las;

Primeiro: São dois módulos distintos, o “LUCRAR – Agora eu sei O QUE FAZER “, destinados a proprietários e gerentes do comércio lojista, e o “QUALIFICAR – Agora eu sei COMO FAZER” destinado aos vendedores, colaboradores e áreas administrativas; com isso, resolvemos a questão de que quando há um treinamento a ser feito, os proprietários sempre mandam seus colaboradores, sendo que muitas vezes é ele próprio que precisa se fazer presente. Os dois módulos são distintos e tanto proprietário como seus colaboradores são participantes, cada um em seus módulos específicos é claro.

Segundo: A LOJA ESCOLA, criada e projetada para que os participantes pratiquem técnicas de atendimento, vendas, negociação, vitrine, organização de espaços e prateleiras, simulando o dia a dia de uma loja. Fica no mesmo espaço da sala de aula, facilitando assim a aplicação das técnicas e metodologia empregada no projeto.

Terceiro: Após o curso, serão entregues o “Selo de Qualificação” as lojas participantes. O selo “LOJA QUALIFICADA” foi criado para que o consumidor identifique o comerciante lojista que apresenta diferenciais na qualidade do atendimento aos clientes e de seu próprio negócio. Para conquistá-lo, as empresas precisarão participara do PROSPERA LOJISTA. O selo será exposto na vitrine da loja dos participantes.

Quarto: O que considero ainda mais importante, é o de que tantos os donos do negócio como seus colaboradores estão num mesmo período, apenas em dias diferentes, recebendo o treinamento e aprendendo situações práticas e atualizadas. Desta forma o LINK entre eles tem sido o grande sucesso, pois podemos ouvir um e outro, suas necessidades, anseios, aflições, etc. Há uma proposital aproximação e a conseqüente sintonia entre eles; o resultado disso é a real solução para conflitos existentes, tudo em prol de uma “realmente” qualificação e aperfeiçoamento no comércio lojista.

Por estas razões, é que posso afirmar que sinto-me muito feliz em ser um dos autores do projeto e perceber que trata-se de um Projeto de Qualificação e Aperfeiçoamento IMBATÍVEL.


Ah! Só para lembrar:  Para ser imbatível tem que gerar resultados práticos e rápidos!!!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DESCULPAS QUANDO NÃO SE TEM UM PLANO DE MARKETING (A CULPA NÃO É MINHA)


• Eles me quebraram
• Os bancos são agiotas legalizados
• Os clientes só querem pechinchar
• As margens de lucro despencaram
• A crise é a única culpada

                    • A inadimplência foi insuportável
                    • O governo é o maior culpado
                    • O ponto não prestava para nada
                    • O segmento é prostituído

• Só tem concorrente desleal
• Os fiscais não me davam sossego
• Só tive empregado ladrão
• Os fornecedores só queriam furar meu olho
• O mercado está um lixo

                     • Meu sócio é um...
                     • Foi olho gordo daquele...
                     • A China entrou rasgando no meu segmento
                     • Na minha equipe só tinha incompetente
                     • Não tem jeito de controlar aquele negócio

• Ninguém consegue concorrer com multinacional
• Não existe um programa de incentivo
• Eu não suporto mais o Brasil, vou-me embora

• ...................(reservado para os criativos)


Ah! Só para lembrar: desculpas não resolverão em nada suas necessidades, trabalhar sim!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

AFINAL, VOCÊ TEM CLIENTES OU PARCEIROS?





Muito tem se falado na tal “fidelização” de clientes, em torná-los preferenciais ou até mesmo especiais. Mas você tem se perguntado se eles também consideram você ou sua empresa preferencial, especial ou até mesmo fiel a ele?

Quando você pensa em clientes o que você exige deles será o mesmo o que eles exigem de você e de seus produtos e serviços?

Nessa troca entre vocês o que é fundamental? Apenas que eles depositem em sua conta bancária fazendo toda a sua alegria? E eles, estarão igualmente alegres e contentes com o que adquiriram de você?

Clientes preferenciais, especiais ou até mesmo fiéis só podem ser conquistados num caminho de mão dupla.  Tem que ser bom pra você e também ser bom para seus clientes, essa é a regra, deve ser LEI.

A cada dia, a cada novo projeto, temos em nossa empresa a preocupação em saber se o que oferecemos é realmente fundamental para nossos clientes. Quando isso acontece, aí sim a plenitude de resultados ocorre.

Sua empresa começa a crescer, pelo simples fato de também seus clientes tem seus desejos completamente atendidos, quer no atendimento, quer na honestidade dos preços praticados, quer acima de tudo, na qualidade do que adquirem de você.

Diariamente atendemos empresários que na maioria das vezes possuem uma visão unilateral, isto é, apenas uma preocupação voraz em ter seus produtos consumidos, e, em alguns casos, a qualquer preço. É claro que o sucesso não chega  e se chega, não se estabelece, cai rapidamente, obrigando-os novamente a buscar a voracidade em vez do equilíbrio inteligente das estratégias de marketing.

Posso afirmar  o marketing estratégico tem que ser inteligente, responsável e acima de tudo comprometido com ambos os lados, o seu, de sua empresa e conseqüentemente de seus clientes; quando isso ocorre, eles se tornam mais do que clientes, tornam-se na verdade seus parceiros pois ambos estarão visando o bem comum.

Faça isso, observe, busque e encontre o equilíbrio em seu negócio, pra começar? Uma dica para começar: ofereça sempre mais do que seus clientes estão esperando, torne-os parceiros seus.
 
Ah!  Só para lembrar:  Clientes Parceiros tem mais motivação para indicar seus produtos ou serviços
 
 

quinta-feira, 28 de março de 2013

CAMPANHA DE PÁSCOA COM COELHO DIFERENTE


Certa vez desenvolvi uma campanha de páscoa para um supermercado. O filho do dono era o responsável pelo projeto. Tudo aprovado, criação, layout, peças publicitárias, estratégias prontas, tudo correto. O material indo já para a gráfica.

Foi então, que ele me ligou,  20 dias antes da campanha ir ao ar, informando que o pai  havia resolvido cortar 30% da verba publicitária, mas que a campanha estava preservada, e que na próxima reunião todos do mercado queriam ver as peças criadas, inclusive o pai.

No dia agendado, na reunião comecei a apresentar as peças. Uma a uma iam sendo coladas na parede, todos viam e ficavam de certa forma incomodados com alguma coisa, foi quando o pai, mais incomodado que todos interrompeu a exposição e ainda me falou...


“Mas escuta, este coelho está sem as orelhas...”

Respondi, claro que sim,  elas representam os 30% da verba que o senhor cortou!!

Bem foi uma risada geral... no final,  até o pai, autor da redução da verba, também não se conteve e para não ficar com a culpa toda, resolveu abrir o cofre e colocar a verba integral, aí sim tivemos também uma campanha normal né? O coelho com as orelhas e tudo.


Ah! Só para lembrar: nunca reduza a verba da propaganda em cima da hora, isso pode mudar completamente o rumo das coisas.   
Boa Páscoa para todos

terça-feira, 5 de março de 2013

TIME-CONSUMING você sabe o que é?


Chamadas de "TIME-CONSUMING" as atividades que consomem muito tempo ineficaz,  também  chamados de LADRÕES DE TEMPO" na maior parte das vezes são os responsáveis diretos por seus negócios ficarem parados ou não atingirem os objetivos necessários.

Observe seu dia a dia e veja como você utiliza seu tempo, vai perceber que ocupa muito seu dia em atividades que não trazem nenhum tipo de benefício ou lucro para seus negócios.

É muito comum perderem-se horas e horas discutindo temas como futebol, novelas, religião, programas de tv, etc. esses assuntos não costumam trazer nenhum benefício ao seu trabalho, a não ser mais e mais desgastes, pois ficam muito na esfera das opiniões e sentimentos.

Você poderá encontrar esses “TIME-CONSUMING” em duas origens:

Externos ao seu trabalho:

- Inesperado telefonemas ou conversas muito demoradas
- Conversas sobre assuntos sem importância como fofocas, etc.
- Reuniões e entrevistas demoradas e sem um roteiro pré-definido
- Televisão
- Interrupções por colegas, parentes, crianças, telefones, etc..
- Visitantes que chegam de forma inesperada.
- Falta de informação e ter que buscar sempre em cima da hora
- Procedimentos administrativos são muito longos

Internos ao seu trabalho:

-Perfeccionismo e detalhes excessivos.
- Falta de planejamento do dia.
-A falta de ordem e classificação de tarefas.
-A dificuldade em compreender as alterações.
-Falta de compreensão das informações.
-A dificuldade em dizer não.
-Fadiga, stress.
-A dificuldade em tomar uma decisão.

Estes são apenas alguns, com certeza existem outros, é só observar, corrigir e verá que seu dia se tornará muito mais produtivo.

Ah! Só para lembrar: cuide-se dos famosos TIME-CONSUMING ou Ladrão de tempo, mas observe também, se você não é um para outras pessoas.