Uma das coisas que as pessoas mais
reclamam é do retorno às propostas ou orçamentos que enviam para seus possíveis
clientes. É muito comum, infelizmente,
que o retorno à essas propostas demorem ou nunca cheguem, e mesmo que sejam efetivamente cobrados, ainda assim, em alguns casos o retorno não ocorre.
Sempre quando solicitados orçamentos
ou uma propostas, normalmente os solicitantes querem “pra ontem”, precisam
decidir rapidamente, não podem perder tempo, etc. então os fornecedores correm, preparam ao
material entregam e aí como se não fosse mais importante o retorno demora, ou invariavelmente
não vem.
Frases como: “preciso com
urgência...”, “estamos apenas esperando esse orçamento para definir nosso
futuro...”, “seu orçamento é fundamental para nossos próximos passos...”,
“assim que recebermos, vamos analisar e retornamos imediatamente”, “fique tranqüilo
assim que definirmos entramos em contato...”, etc.
Mas porque muitas pessoas agem
assim?
Bem, creio que aqui haja a
inexistência de dois fatores fundamentais:
A primeira: a ausência de um projeto estratégico de marketing, que
seja soberano às decisões da empresa, que defina claramente suas necessidades, metas
e intenções, que mostre de fato a necessidade
de um orçamento, para ser solicitado, discutido, e finalmente retornado ao seu
fornecedor;
A segunda: uma situação mais grave ainda, a falta
total de princípios, como se os fornecedores fossem pessoas para serem
apenas usadas, quando na verdade devem ser seus parceiros, espécie de clientes
mais do que especiais, porque através deles, seu sucesso em vendas se
complementará e assim obterá o que mais deseja, lucros.
Não podemos esquecer que um
fornecedor desconsiderado hoje, poderá ser realmente fundamental amanhã, porém,
se o seu relacionamento com ele estará totalmente comprometido, haverá
problemas muito maiores do que apenas
responder aos orçamentos recebidos.
Ah! Só para lembrar: e você, o que acha quando um cliente lhe diz que vai
e retornar e nunca mais aparece?
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