domingo, 25 de abril de 2010

Case: A PIZZARIA DO RENATO

A situação:
O dono de uma Pizzaria nos procurou, apesar de dois fornos, não conseguia vender mais do que três pizzas por noite. A situação era muito crítica. Estava inclusive procurando um emprego durante o dia, pois pensava que assim não precisaria fechar a sua pizzaria. Argumentei que se ele se empregasse durante o dia, à noite estaria tão cansado que nem as três pizzas iria querer fazer.
"A situação é muito delicada, pois além de poucos mantimentos para montar as pizzas, não possuo nem cartões, folders ou panfletos para divulgar a pizzaria", argumentou ele.
A pizzaria do renato estava montada na sua própria casa em um bairro popular e bem numeroso.

Estratégia:
Sugeri cinco estratégias:
1. Se empregar na própria pizzaria, isto mesmo, durante o dia, fazer visitas no seu bairro, falar com os vizinhos, apresentar-se, estimulá-los a experimentar e ainda uma pesquisa para saber qual o sabor de preferência de cada pessoa. O bairro que ele morava tinha uma população de mais de 45.000 hab. Somente nas ruas próximas a pizzaria, o trabalho já daria resultados positivos imediatos.
2. Procurar salões de beleza da redondeza, fechar uma parceria para que em dois dias da semana o salão sorteasse duas a três pizzas para seus clientes, isto iria estimular a obter novos clientes e para a pizzaria a certeza de algumas pizzas;
3. Procurar supermercados, mercado e mini mercados e propor que os mesmo colocasse para vender pizzas pré-prontas, para quem deseja assá-las em casa;
4. Procurar escritórios ou empresas com mais de 15 funcionários e propor premiar o colaborador de mais destaque da semana, ou quinzena ou mês, premiando-o com pizzas;
5. Procurar escolas particulares e criar o “dia da Pizza” um dia somente no mês (para não atrapa- lhar a merenda) em que todos comeriam uma pizza brotinho especial, isso faria com que fossem vendidas pizzas também durante o dia. O número de pizzas seria de acordo com o numero de alunos. Exemplificando, se a escola possuir 500 alunos serão 500 pizzas e assim por diante, quanto mais escolas fechar melhor serão as vendas.

Resultado:
Já no primeiro mês:
- Em menos de duas semanas passou a vender 20 pizzas por dia à noite
- Foram fechados cinco salões de beleza com 3 pizzas cada um por semana, além dos clientes também se tornarem clientes da pizzaria
- Supermercados, mercado e mini-mercados foram fechados 8 pontos de entrega num total de 65 pizzas por semana
- Escritórios, foram fechados 9, que além de premiar os melhores funcionários, acabaram fazendo festas especiais regradas a pizzas
- Foram fechadas 5 escolas no primeiro mês num total de 1.850 mini pizzas/mês.
Ah! Só para lembrar! Se você tem uma pizzaria, e está como as dificuldades que o Renato possuia, use estas dicas; com certeza vai comemorar também os resultados positivos imediatos.

2 comentários:

  1. OLÁ

    Gostei bastante de suas idéias. Inclusive foi buscando informações para me ajudar na estrategia de marketing que fui pesquisando até que encontrei com seu blog. E pretendo aproveitar suas informações para o inicio de um delivery de pizzas que estou prestes a abrir. Aceito também outras idéias para alavancar o inicio de meu negíocio, pois concorrencia é o que não falta e toda boa ajuda sempre é bem vinda.

    Desde já grato.;

    celsimar

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  2. Ótimas idéias. Eu tenho uma pizzaria exclusivamente delivery, faz tres meses e eu ainda não havia pensado nesse tipo de marketing. Mas sinceramente gostaria muito de saber como ele se manteve até que essas estratégias surtissem efeito? E, em quanto tempo exatamente,a quantidade de pizzas vendidas dobrou?

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