segunda-feira, 22 de março de 2010

Toda vez que não houver certeza, FAÇA PESQUISA!

Para iniciar qualquer projeto, quer de marketing, quer de comunicação ou outro qualquer, é necessário termos sempre "respostas exatas” a determinadas questões, o que na maioria das vezes não se tem. Este é o motivo pelo qual a grande maioria das empresas passam por turbulências, e, muitas vezes até irreversíveis.
As pesquisas são fontes científicas e nos apresentam resultados e caminhos concretos; com elas podemos ter a certeza do que serve e do que não serve, de onde estamos e para onde devemos ir.
O importante é saber o que se deve fazer, quando e como, com isso ter certeza
De que iremos alcançar os melhores resultados.

“Toda a vez que não houver certeza, Faça pesquisa!

Para entender um pouco mais:
Pesquisas de Opinião/Mercado (recall)
Para identificar opiniões, reações, sentimentos, tendências e posicionamento sobre Produtos, Serviços e Pessoas, com isso, saber o que interessa e o que não interessa aos clientes, o resultado disso? A certeza de fazer apelos de vendas mais convincentes.
Pesquisas de Público consumidor
Para identificar opiniões dos consumidores, identificando índices de fidelização, níveis de satisfação e sugestões de situações para a prospecção de novos clientes.
Pesquisas de Mercado
Para efetuar mapeamento do mercado e sua abrangência, identifica o mercado que possuímos para trabalhar. Identificar onde nossos produtos ou serviços serão mais aceitos e de que forma, onde estão nossos concorrentes, que estratégias utilizam e que estratégias devemos utilizar para fazer a diferença, etc.
Pesquisas Auditoria de Opinião
Pesquisa muitas vezes fundamental, algo como “O que a empresa pensa da empresa”. Técnicas de avaliações internas e que possibilitam saber se as situações que impedem o crescimento é devido a fatores internos ou externos.

Não relute em contratar uma pesquisa, na maioria das vezes sai muito mais caro as tentativas de acertar sem critérios, apenas contanto coma tal intuição.
Em marketing até a intuição tem que ter certeza.

Ah! Só para lembrar: “Quanto mais soubermos sobre o mercado e sobre os possíveis clientes, mais eficientes e eficazes seremos”

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