Marketing já é muito conhecido e todos sabem o que se trata.
Vivemos na época do show business, Professores não precisam mais conhecer a matéria que ensinam, basta dominar a arte do entretenimento dos jovens.
Cantores não necessitam ter voz para cantar, basta uma estrutura artificial de divulgação, e o encantamento surge na hora.
Vivemos na época do show business, Professores não precisam mais conhecer a matéria que ensinam, basta dominar a arte do entretenimento dos jovens.
Cantores não necessitam ter voz para cantar, basta uma estrutura artificial de divulgação, e o encantamento surge na hora.
As músicas não necessitam terem letras bem feitas, basta estarem em alguma novela, linkado com algum personagem da trama e prontol, é sucesso na hora.
Nunca as aparências foram tão valorizadas.
Os meios cada vez mais estão deixados de lado, o importante é alcançar o objetivo final, lucro, notoriedade, fama, etc. este é o lado do fácil do marketing? não não posso considerar isso de marketing, podemos falar que trata-se de esperteza apenas, da velha e cada dia mais atuande em nosso meio o "jeitinho brasileiro", ou seja Marketing sem Ética.
Mas se o seu prop´psito é trabalhar para que seu cliente apresente bom desempenho, e não somente que você receba pelo trabalho, independente do resultado, então aí sim, você estará fazendo o marketing correto, e acima de tudo estará utilizando a ética e os benefícios que ela trás.
Ética, pouco conhecida em nossos dias, coitada, anda sofrendo de baixa estima! É o conjunto de padrões e princípios morais segundo os quais se julga o comportamento.
Ser honesto, íntegro, praticar o senso de justiça e sensibilidade podem ser incluídos nesta ampla definição. Vêm do grego ethos, que significa o bom costume e a boa ação, mas está longe de ser aquela boa ação para tirar-se vantagens.
- Quando podemos identificar a falta de ética no Marketing ?
Em várias situações, afinal é o que mais se vê hoje em dia, mas vamos abordar dois aspectos :
Em relação ao negócio:
- Quanto ao produto/serviço (qualidade, segurança e validade).
- Quanto ao preço (preços anunciados não encontrados, usando apenas como chamariz).
- Quanto a comunicação (propagandas enganosas).
- Quanto a pesquisa de mercado (invasão de privacidade para perguntar).
- Quanto a negociação (quando apenas um beneficiado)
Na contratação de um profissional de marketing
- Quando você não é tratado com respeito, consideração, educação.
- Quando um profissional lhe fala de marketing e oferece propaganda apenas.
- Quando ele está somente interessado na comissão relativa ao seu trabalho.
- Quando não acompanha o desempenho e os índices resultantes do trabalho.
- Quando promete coisas que não vai cumprir.
- O que podemos fazer para evitar a falta de ética no marketing ?
- Contratar ou buscar profissionais que possuam referências em outros clientes, e acima de
- Quando ele está somente interessado na comissão relativa ao seu trabalho.
- Quando não acompanha o desempenho e os índices resultantes do trabalho.
- Quando promete coisas que não vai cumprir.
- O que podemos fazer para evitar a falta de ética no marketing ?
- Contratar ou buscar profissionais que possuam referências em outros clientes, e acima de
tudo tenham exemplos práticos e verdadeiros a mostrar.
- Quando alguém lhe mostra um Plano de Marketing seguido de um Plano de Ação.
- Identificar se ele tem conhecimento sobre o seu negócio e seu produto.
- Tem que ter compromisso e resultados !
- Quando alguém lhe mostra um Plano de Marketing seguido de um Plano de Ação.
- Identificar se ele tem conhecimento sobre o seu negócio e seu produto.
- Tem que ter compromisso e resultados !
Muitos alcançam resultados até bem expressivos utilizando-se da falta de estratégias de marketing e Ética, porém sabemos tambem, que logo terão dificuldades, e na maioria dos casos situções adversas irreversíveis.
Somente com Marketing estratégico e Ética, consiguiremos ter um relacionamento duradouro com nossos clientes. Eles são aliados e indispensáveis.
Ah! só para lembrar, ninguém tem vida longa se não planejar e basear todas suas estratégias muito fortemente no Marketing e na Ética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário