sábado, 27 de março de 2010

VISÃO DE MERCADO Para conquistar e manter-se sempre ativo

O resultado que qualquer negócio apresenta é fruto da compreensão e do entendimento que o empresário tem do mercado em que está atuando.
Em qualquer atividade empresarial é fundamental uma visão ampla e completa para que possamos ser extremamente eficientes e eficazes, capazes de reconhecer e implantar as melhores estratégias e ações, e assim, fazer nosso negócio colher resultados substanciais.
Entender de mercado, é entender de gente, e entender de gente é mergulhar nas suas necessidades aliadas ao seus perfis. Com esse entendimento é possível conquistar o mercado e acima de tudo manter-se sempre ativo, quer na mente dos consumidores, quer nas atitudes e estratégias sempre atuais.
A seguir coloco algumas questões fundamentais tanto para o sucesso como para o insucesso
Ou enxergamos soluções ou enxergamos problemas.

• A JANELA
"Ou enxergamos soluções ou enxergamos problemas"
Quando pedimos a alguém, que olhe a janela, existem dois tipos de pessoas: a primeira, é aquela
que enxerga os automóveis passando, a árvores, os carros, as pessoas, os cartazes, um out-door,
enfim, enxerga possibilidades, a Segunda, é que simplesmente afirma: `Nossa o vidro está sujo´.

• O TEMPO
O que você faz com o seu tempo tem reflexo direto nos seus resultados. Utilize-o, portanto com muita intensidade sempre com os objetivos e metas as em mente.

• O FOCO
84% dos pequenos e médios empresários perdem completamente o foco do seu negócio entre o
segundo e terceiro ano de suas atividades.
O empresário fica muito mais tempo administrando conflitos e problemas do seu dia a dia na empresa que se esquece de se atualizar e conquistar novos mercados. O lugar do dono do negócio, via de regra, é mais fora do que dentro de sua empresa, quer estudando, se aprimorando, que efetuando contatos, relacionamento, isto é, fazendo negócios.

• A VISÃO DO MARKETING

Marketing é tão somente você entender muito, muito e muito de gente.
(Luiz Guilherme Jardim)

Tudo o que fizemos são para pessoas, então, entende-las ao máximo é mais do que necessário, é fundamental. O comportamento, as necessidades, as opiniões das pessoas e principalmente dos clientes são fundamentais e decisivos no momento de montar-se uma estratégia eficiente.
Na maioria das vezes as soluções não estão na parte interna da empresa, estão na parte externa.
E a visão de mercado vem através de novos relacionamentos, de conversas com concorrentes, de observações e percepções que ocorrem em sua volta, esses simples procedimentos, podem ser muitas vezes, o suficiente para que novas idéias que possam surgir.

Ah! Só para lembrar! A função maior do empresário é a de fazer negócios e não apenas controlar negócios.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Toda vez que não houver certeza, FAÇA PESQUISA!

Para iniciar qualquer projeto, quer de marketing, quer de comunicação ou outro qualquer, é necessário termos sempre "respostas exatas” a determinadas questões, o que na maioria das vezes não se tem. Este é o motivo pelo qual a grande maioria das empresas passam por turbulências, e, muitas vezes até irreversíveis.
As pesquisas são fontes científicas e nos apresentam resultados e caminhos concretos; com elas podemos ter a certeza do que serve e do que não serve, de onde estamos e para onde devemos ir.
O importante é saber o que se deve fazer, quando e como, com isso ter certeza
De que iremos alcançar os melhores resultados.

“Toda a vez que não houver certeza, Faça pesquisa!

Para entender um pouco mais:
Pesquisas de Opinião/Mercado (recall)
Para identificar opiniões, reações, sentimentos, tendências e posicionamento sobre Produtos, Serviços e Pessoas, com isso, saber o que interessa e o que não interessa aos clientes, o resultado disso? A certeza de fazer apelos de vendas mais convincentes.
Pesquisas de Público consumidor
Para identificar opiniões dos consumidores, identificando índices de fidelização, níveis de satisfação e sugestões de situações para a prospecção de novos clientes.
Pesquisas de Mercado
Para efetuar mapeamento do mercado e sua abrangência, identifica o mercado que possuímos para trabalhar. Identificar onde nossos produtos ou serviços serão mais aceitos e de que forma, onde estão nossos concorrentes, que estratégias utilizam e que estratégias devemos utilizar para fazer a diferença, etc.
Pesquisas Auditoria de Opinião
Pesquisa muitas vezes fundamental, algo como “O que a empresa pensa da empresa”. Técnicas de avaliações internas e que possibilitam saber se as situações que impedem o crescimento é devido a fatores internos ou externos.

Não relute em contratar uma pesquisa, na maioria das vezes sai muito mais caro as tentativas de acertar sem critérios, apenas contanto coma tal intuição.
Em marketing até a intuição tem que ter certeza.

Ah! Só para lembrar: “Quanto mais soubermos sobre o mercado e sobre os possíveis clientes, mais eficientes e eficazes seremos”

terça-feira, 16 de março de 2010

MARKETING E ÉTICA aliados e indispensáveis

Marketing já é muito conhecido e todos sabem o que se trata.
Vivemos na época do show business, Professores não precisam mais conhecer a matéria que ensinam, basta dominar a arte do entretenimento dos jovens.
Cantores não necessitam ter voz para cantar, basta uma estrutura artificial de divulgação, e o encantamento surge na hora.
As músicas não necessitam terem letras bem feitas, basta estarem em alguma novela, linkado com algum personagem da trama e prontol, é sucesso na hora.
Nunca as aparências foram tão valorizadas.
Os meios cada vez mais estão deixados de lado, o importante é alcançar o objetivo final, lucro, notoriedade, fama, etc. este é o lado do fácil do marketing? não não posso considerar isso de marketing, podemos falar que trata-se de esperteza apenas, da velha e cada dia mais atuande em nosso meio o "jeitinho brasileiro", ou seja Marketing sem Ética.

Mas se o seu prop´psito é trabalhar para que seu cliente apresente bom desempenho, e não somente que você receba pelo trabalho, independente do resultado, então aí sim, você estará fazendo o marketing correto, e acima de tudo estará utilizando a ética e os benefícios que ela trás.

Ética, pouco conhecida em nossos dias, coitada, anda sofrendo de baixa estima! É o conjunto de padrões e princípios morais segundo os quais se julga o comportamento.
Ser honesto, íntegro, praticar o senso de justiça e sensibilidade podem ser incluídos nesta ampla definição. Vêm do grego ethos, que significa o bom costume e a boa ação, mas está longe de ser aquela boa ação para tirar-se vantagens.

- Quando podemos identificar a falta de ética no Marketing ?
Em várias situações, afinal é o que mais se vê hoje em dia, mas vamos abordar dois aspectos :
Em relação ao negócio:
- Quanto ao produto/serviço (qualidade, segurança e validade).
- Quanto ao preço (preços anunciados não encontrados, usando apenas como chamariz).
- Quanto a comunicação (propagandas enganosas).
- Quanto a pesquisa de mercado (invasão de privacidade para perguntar).
- Quanto a negociação (quando apenas um beneficiado)

Na contratação de um profissional de marketing
- Quando você não é tratado com respeito, consideração, educação.
- Quando um profissional lhe fala de marketing e oferece propaganda apenas.
- Quando ele está somente interessado na comissão relativa ao seu trabalho.
- Quando não acompanha o desempenho e os índices resultantes do trabalho.
- Quando promete coisas que não vai cumprir.

- O que podemos fazer para evitar a falta de ética no marketing ?
- Contratar ou buscar profissionais que possuam referências em outros clientes, e acima de
tudo tenham exemplos práticos e verdadeiros a mostrar.
- Quando alguém lhe mostra um Plano de Marketing seguido de um Plano de Ação.
- Identificar se ele tem conhecimento sobre o seu negócio e seu produto.
- Tem que ter compromisso e resultados !
Muitos alcançam resultados até bem expressivos utilizando-se da falta de estratégias de marketing e Ética, porém sabemos tambem, que logo terão dificuldades, e na maioria dos casos situções adversas irreversíveis.
Somente com Marketing estratégico e Ética, consiguiremos ter um relacionamento duradouro com nossos clientes. Eles são aliados e indispensáveis.
Ah! só para lembrar, ninguém tem vida longa se não planejar e basear todas suas estratégias muito fortemente no Marketing e na Ética.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Que tipo de eleições teremos neste ano de 2010?

Muitas pessoas tem me perguntado que tipo de eleições teremos este ano, que tipo de disputa haveremos de ver? Que assuntos serão abordados?, etc. Acho que infelizmente apenas dois modelos estarão sendo seguidos, apesar, que gostaria de ver um terceiro na disputa.

Primeiro Modelo: aquele dos grupos que dirão "votem em nossos candidatos" pois, caso contrário os adversários vão cancelar todas as conquistas sociais; estarão se referindo a programas sociais como bolsas família, educação, cultura, e todas as outras bolsas.

Segundo Modelo: aqueles que vão ficar o tempo todo explicando e jurando que não vão cancelar nada, apenas melhorar ainda mais e estender o benefício a outros segmentos sociais também., isto é, vão melhorar as bolsas

Terceiro Modelo: Este sim, bem mais correto. Aquele em que cada candidato coloca seu plano de governo, com promessas exeqüíveis, cabíveis, francas e sinceras. Projetos reais com promessas reais, necessidades de verdade que venham suprir a necessidade das pessoas.

"É cada vez mais necessário projetos reais,
que venham não apenas mudar a vidas pessoas,
mas acima de tudo, transformá-las por completo"

Talvez as pessoas digam, UTOPIA esse terceiro modelo, ninguém está mais interessado em ser totalmente correto. A classe política já não está nem por ai com essas coisas; o negócio é ser esperto, aproveitar, acusar, inventar, mentir, isto é, sempre foi assim e vai ser sempre assim.

Mas posso garantir, quem levar uma campanha na contramão do que se vê aí, tem uma chance muito grande de ser notado pela correção, pelas idéias cabíveis, pelos gestos adequados, pelas atitudes sinceras e projetos reais com soluções reais, e, que ao longo da campanha possam ir confirmando algumas qualidades e competências do candidato. Podem crer esse é mais do que um caminho é talvez O CAMINHO!

Ah! só para lembrar, das ultimas quatro campanhas que participamos, utiliza-mos o terceiro modelo. O resultado? Sucesso em 100%. Vencemos todas.