quarta-feira, 28 de setembro de 2011

AFINAL, PALESTRA MOTIVACIONAL OU REENGENHARIA NA EMPRESA?

Cliente: Indústria Cosmética

Situação: Para motivar os funcionários, o presidente da empresa resolveu fazer a semana de apresentações de otimismo. Cada um dos cinco dias da semana na hora do almoço, durante meia hora, haveria um palestrante, com o objetivo de esclarecer e motivar os colaboradores.

Nos primeiros quatro dias da semana, várias palestras ocorreram, A empresa responsável pela segurança, a empresa que fornecia a alimentação, a assessoria contábil, e a agência de propaganda, fizeram suas apresentações.

No quinto dia, quando cheguei, vi uma quantidade enorme de equipamentos, telão, home theater, luzes especiais, data show, vídeos, etc. seria a Palestra Motivacional com o Presidente da indústria, a mesma palestra que estava habituado a realizar com as representantes de seu sistema porta a porta.

A apresentação foi realmente muito bem feita, tudo correu certinho como o previsto. O presidente da empresa dominava como ninguém a técnica de apresentações motivacionais.
Após a apresentação fomos caminhando em direção a sala da diretoria. Durante o caminho, ele me perguntou mais de três vezes se havia gostado, respondi que sim que a apresentação havia sido ótima. Ele então fez o seguinte comentário: “Estou perguntando por que achei que o pessoal não pareceu muito satisfeito...”

Bem, como profissional de marketing recém contratado, comecei a enumerar alguns pontos que considerava fundamentais, mas que ele não conseguia enxergar mesmo a empresa jendo já mais de 18 anos de vida:

a) Para as apresentações, a empresa havia retirado 30min do tempo de almoço dos funcionários. Não houve nenhuma consulta para saber se eles permitiam ou não ter seu espaço invadido, mesmo com a melhor das intenções.
b) A empresa não possuía plano de carreira definida (cargos e funções).
c) A empresa não possuía plano de salários, metas e participações.

d) A empresa não possuía plano de férias.

e) A empresa não investia em treinamentos.

f) A empresa não investia em conhecimento e atualizações internas.

A estratégia utilizada: Sugeri uma pesquisa interna para ouvir os funcionários e posicionar a diretoria e presidência dentro de uma realidade absoluta. Para a pesquisa demos o nome de “O que a EMPRESA pensa da EMPRESA”.

Com os resultados da pesquisa em mãos, sugeri então uma REENGENHARIA na empresa, uma grande mudança com quebra de paradigmas e um amplo Plano de Negócios, abrangendo principalmente marketing estratégico de resultados.

Fizemos e entregamos um plano de ação muito consistente e especial, próprio para aquela indústria. O Plano, foi aprovado, mas não colocado em prática de imediato, o presidente achou que por ser uma empresa familiar as mudanças marcariam muito o lado emocional da familia e poderiam trazer situações complicadoras.

OBS:
"Colocar o lado emocional em primeiro plano

é o melhor caminho para a empresa se tornar inviável"

Cinco anos mais tarde, finalmente resolveram colocar em prática o Plano desenvolvido, apenas atualizando-o em alguns aspectos.

Resultado da Reengenharia: As vendas cresceram 4 vezes em menos de 3 anos.

Ah! Só para lembrar: “Não podemos motivar os colaboradores de uma indústria apenas com uma bela peça de teatro, por melhor que seja”

2 comentários:

  1. Quando chegou naquele trecho dos "30 minutos do almoço" eu já vi que não ia dar muito certo. Luiz ,fiz a mesma coisa na empresa onde trabalho. Uma pesquisa de satisfação interna.Todavia, não foi levada a sério, de início, nem depois. Essa empresa também é familiar. Os costumes tradicionais são presentes, e o que mais desponta é a emoção. Espero que daqui a cinco anos decidam aplicar também. Ah sou estudante de marketing ainda, mas como pode perceber, estou tentado por em prática as teorias. Ótimo blog. @Andreissilva .

    ResponderExcluir
  2. Se eles não se preocupam com o que acha o pessoal interno, imagino como devem tratar os clientes. Maravilha esse case, e as ações mesmo postas em prática depois de tanto tempo atingiram o efeito esperado, o que demonstra vossa imensa capacidade de analisar a necessidade da empresa. parabéns e continue nos presenteando com cases tão bons!

    ResponderExcluir