Uma palavra muito usada e comentada ultimamente, em
resumo, trata-se de um meio de dialogar com o público usando a
história da empresa, do produto, a necessidade e a expectativa do cliente.
Representa uma nova ideia de Marketing e Vendas, através de uma história contada e
vivenciada na prática.
Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada
com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Em
inglês a expressão “tell a story” significa “contar uma história” e
Storytelling é um contador de histórias.
Trazendo para o marketing, para os negócios, Storytelling é uma força eficaz para permitir
que as idéias se espalhem de uma forma significativa, autêntica e necessária
para gerar novas soluções estratégicas:
Como usar Storytelling no seu negócio? Bem, Precisamos
pensar sempre em como contar essa história, e há alguns elementos estruturais a
serem considerados:
a) Um começo, meio
e fim. Cada um destes estágios devem levar o espectador a uma espécie de viagem,
então é necessário que se identifique claramente esses estágios, pois ele fará
com que as pessoas se posicionarem bem nesses tempos.
b) Você é o
principal personagem dessa história, então é necessário saber prender a atenção
das pessoas. Elas vão identificar você como uma espécie de herói que aparecerá
em cada estágio do que conta.
c) Incluir um
pouco de dramaticidade prende a atenção. Mostre situações de riscos e
perigos e do desejo de serem bem
sucedidos e fundamentalmente que o sucesso é possível.
d) Seu produto ou
serviço é a ideia, a arma secreta que vai permitir você ganhar no final. Mostre aqui os
resultados e principalmente de como chegou a eles.
e) Dizer a verdade
é autenticidade, um aspecto extremamente importante de qualquer mensagem de
marketing. Uma história que apresenta seu produto ou serviço de uma forma
realista, será muito mais convincente do que qualquer ficção. O público pode
facilmente perceber quando uma história é baseada na verdade. Por isso, é
sempre fundamental dar nomes e endereços, etc. isto fará com que o público
fique realmente tomado pela seriedade e pelas possibilidades de sucesso que
você está apresentando.
f) Observe
atentamente aos detalhes na sua apresentação, utilize ferramentas audiovisuais,
porém em um tempo curto, nunca acima de 2 minutos.
g) Deve ser
iterativa, envolva seu público na história, fica mais interessantes e o impacto
é maior com esse envolvimento. Lembre sempre do público alvo, e faça as pessoas
se identificarem claramente com os perfis e segmentos desse alvo.
h) Dê o seu público
uma ideia, convide-os a sonhar. Apresentações de Steve Jobs eram muitas vezes
impactante, porque ele deixava os espectadores com uma ideia e uma visão do
futuro na aplicação dos produtos da sua empresa. Ele convidava a plateia a
pensar no futuro, sonhar e adquirir seus produtos.
Termine suas histórias então, sempre com uma ideia ou visão
de presente e futuro, mostrando um mundo de possibilidades. Se necessário,
coloque na tela algumas delas, para que as pessoas anotem e coloquem em prática
imediatamente.
Ao criar esta visão, você convida o público a transformar a
história em realidade. Isto os deixará imensamente felizes.
É fundamental que as pessoas se identifiquem ou entendam
claramente o que foi passado, e saiam com sugestões de ideias, de estratégias e
muito motivadas.
Segundo Phillip
Kotler, as pessoas não compram mais apenas produtos. Elas compram momentos e
experiências. E é isso que o Storytelling
promove como método de comunicação.
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