A criatividade
dizem, não é para todos, ou algo como, algumas pessoas têm mais que as outras, isso
é o que está no imaginário de quase todas as pessoas.
Os pais
consideram criativos os filhos que tem desembaraço, sabem ser engraçados,
contam piadas, decoram textos, tem respostas imediatas, cantam etc. e por aí
vai.
Todo ser humano
possui criatividade em diferentes habilidades. Acredita-se que a habilidade
criativa das pessoas esteja de certa forma ligada a seus talentos.
A criatividade é
considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que
nesta competência reside a memória "RAM" biológica para o impulso da
evolução humana.
Há quem defenda
que a criatividade produz-se por meio da interação entre os pensamentos de uma
pessoa e um contexto sociocultural.
Existem várias
definições diferentes para criatividade.
- Segundo Gardner
(1999) cada indivíduo, também apresenta o seu perfil criativo distinto, daí a
dificuldade de definição do termo.
- Para Ghiselin
(1952), "é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na
organização da vida subjetiva".
- Segundo Flieger
(1978), "manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um
evento incomum para nós ou para nosso meio".
- "criatividade
é o processo que resulta em um produto novo, que é aceito como útil, e/ou
satisfatório por um número significativo de pessoas em algum ponto no
tempo" (Stein, 1974)
- "criatividade representa a emergência de
algo único e original" (Anderson, 1965)
-"criatividade
é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no
conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções,
formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas
hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" (Torrance, 1965)
São realmente
muitas as definições sobre CRIATIVIDADE, mas trazendo-a para o lado do marketing
estratégico, para o marketing de resultados, procurei dar um sentido tido mais
imediato à questão, com isso penso na seguinte definição sobre uma pessoa criativa:
“SER
CRIATIVO É ENXERGAR TUDO COMO TODO MUNDO VÊ,
MAS
TAMBÉM É ENXERGAR TUDO COMO NEM TODO MUNDO VÊ”
A criatividade
está há muito ligada a visão que temos das coisas e principalmente de como às enxergamos,
isso definirá com certeza nossa capacidade de novas estratégias e portanto
novas soluções.
Ah! Só para
lembrar: Em Marketing, a criatividade
deve ser sempre transformadora e de resultados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário