O RELACIONAMENTO em marketing é tudo, ou quase tudo, e são vários os fatores fundamentais resultantes de bons relacionamentos. Vamos aqui enumerar alguns que consideramos fundamentais e possuem um envolvimento direto com os resultados positivos que pretende alcançar em sua mpresa ou trabalho:
a)Visão de mercado, você troca informações com outros empresários ou profissionais do mesmo setor, observa suas idéias, verifica o que estão fazendo, como estão resolvendo novas questões, que investimentos estão fazendo, etc. enfim, recebe noticias e informações privilegiadas, visualiza novas possibilidades, fortalece sua compreensão, e conseqüentemente aumenta sua visão mercadológica.
b)Parcerias, o relacionamento permite vislumbrar e identificar parceiros que muitas vezes podem resolver situações adversas em seu negócio, fortalecendo-o ao mesmo tempo gerando novas opções de atuação. Lembre-se sempre haverá alguém que complemente o seu trabalho.
c)Soluções, ao se relacionar com outras pessoas e empresários, as discussões muitas vezes vão recair em como determinado empresário sai de algumas situações adversas, isto se traduz diretamente em soluções para o seu negócio também. Aqui você poderá observar inclusive ações que, quando colocadas em pratica geraram resultados positivos das que não obtiveram resultados satisfatórios.
d) Novas oportunidades de negócios, também nos relacionamentos sempre surgem oportunidades que até então não tínhamos, como conhecimento ou visão. Por isso é sempre bom exercitar essas conversas. Muitos negócios surgem dessas oportunidades.
e)Novos clientes,é muito comum nos relacionamentos você receber indicações de novos clientes. Muitas vezessurgem necessidades de nossos clientes, e que fogem da nossa área de atuação, gerando assim a necessidade de indicá-los para outros fornecedorese, é aí que entra o bom relacionamento. Você pode conquistar novos clientes através de indicações vindas de seus parceiros.
a)Visão de mercado, você troca informações com outros empresários ou profissionais do mesmo setor, observa suas idéias, verifica o que estão fazendo, como estão resolvendo novas questões, que investimentos estão fazendo, etc. enfim, recebe noticias e informações privilegiadas, visualiza novas possibilidades, fortalece sua compreensão, e conseqüentemente aumenta sua visão mercadológica.
b)Parcerias, o relacionamento permite vislumbrar e identificar parceiros que muitas vezes podem resolver situações adversas em seu negócio, fortalecendo-o ao mesmo tempo gerando novas opções de atuação. Lembre-se sempre haverá alguém que complemente o seu trabalho.
c)Soluções, ao se relacionar com outras pessoas e empresários, as discussões muitas vezes vão recair em como determinado empresário sai de algumas situações adversas, isto se traduz diretamente em soluções para o seu negócio também. Aqui você poderá observar inclusive ações que, quando colocadas em pratica geraram resultados positivos das que não obtiveram resultados satisfatórios.
d) Novas oportunidades de negócios, também nos relacionamentos sempre surgem oportunidades que até então não tínhamos, como conhecimento ou visão. Por isso é sempre bom exercitar essas conversas. Muitos negócios surgem dessas oportunidades.
e)Novos clientes,é muito comum nos relacionamentos você receber indicações de novos clientes. Muitas vezessurgem necessidades de nossos clientes, e que fogem da nossa área de atuação, gerando assim a necessidade de indicá-los para outros fornecedorese, é aí que entra o bom relacionamento. Você pode conquistar novos clientes através de indicações vindas de seus parceiros.
Muitas outras situações podem ser geradas através do bom relacionamento, mas é preciso entender, que em marketing sempre deverá haver um caminho de mão dupla, tem que ser bom para você e também para as pessoas de seu relacionamento.
Ah! Só para lembrar: CADEIA PRODUTIVA DE RELACIONAMENTOS, Uma pessoa leva a outras, essa é a regra!
Ah! Só para lembrar: CADEIA PRODUTIVA DE RELACIONAMENTOS, Uma pessoa leva a outras, essa é a regra!
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