quinta-feira, 22 de julho de 2010

VISÃO DE MERCADO, perguntas que definem se você tem ou não!

Reflita por alguns momentos em cada uma das perguntas a seguir, procure respondê-las, e saberá se tem ou não VISÃO DE MERCADO.

• O que você observa?
• O que você lê?
• O que você pensa?
• O que você quer?
• O que você fala?

Você deve ter percebido a dificuldade que teve para respondê-las e principalmente para entender o aspecto de cada pergunta. Isso é assim mesmo, mas vamos tentar explicar melhor cada uma delas.

O que você observa?
Normalmente as pessoas perguntam: “Como assim?” “Sob que aspecto?” etc. Ora, estamos falando de marketing, de negócios e de visão de mercado. Então a idéia é mostrar a você que normalmente, não possuímos um apelo imediato ao nosso lado profissional, ficando sempre mais focados em nosso lado pessoal. Sempre temos a tendência de observar mais as coisas de interesse em nossa vida pessoal do que na vida profissional, criando assim uma dificuldade. Não podemos tratar nosso lado profissional com pensamento voltado aos aspectos apenas pessoais. É uma das primeiras coisas que devemos mudar, ocupando mais a nossa mente com os aspectos profissionais, principalmente quando estamos em nosso horário de trabalho.

O que você lê?
Outra situação muito interessante e semelhante da pergunta anterior. Em uma oportunidade estava fazendo uma palestra para alguns empresários e fiz esta mesma pergunta, para minha surpresa, foi de que 80% deles não liam absolutamente quase nada, pelo menos do que realmente deveria interessar a seus negócios. Aí coube uma segunda pergunta: “Se vocês não lêem nada e não se mantém informados, como querem que suas empresas prosperem?” Informação é decisiva, é preciso que o empresário tenha sempre um tempo para ler, se informar, buscar novos aprendizados, assim terá possibilidades de encontrar novas soluções e novos caminhos.

O que você pensa?
Se observarmos bem, somos reféns do que pensamos e o que pensamos define nosso proceder. É muito comum as pessoas no meio do trabalho se verem, com o pensamento longe, por não conseguirem resolver uma situação, por relaxo ou até mesmo por indisciplina. A verdade é que normalmente isso acaba prejudicando e tirando o foco do nosso objetivo. Mas gostaria de focar apenas um aspecto que considero fundamental: Pensar Bem! Se nós somos reféns de nossos pensamentos, então se eles forem bons, seremos efetivamente bons tendo um dia de grandes possibilidades, caso contrário estaremos apenas perdendo nosso tempo e ajudando apenas a aumentar nossos problemas.

O que você quer?
Pode até parecer simples esta pergunta, mas não é. Se perguntarmos para alguém se ele quer um carro zero ele vai com certeza dizer que sim, mas observe, um utilitário comum pode ser um carro zero, assim como uma Mercedes também é; uma empresa de fundo de quintal é uma empresa, assim como uma organização de 5.000 funcionários também é, então é preciso definir com clareza o que quer exatamente, se for uma empresa, defina como você quer, como ela vai ser fisicamente, financeiramente, quantos funcionários deseja ter, etc. Defina passo a passo e vá trabalhando em direção ao que você definiu. Quando atingir, refaça seu plano de negócios aumentando seu querer, sempre dentro de um planejamento estratégico, mas sempre definindo com clareza o que quer, pois os passos que tiver que dar será sempre em cima de algo planejado, algo real.

O que você fala?
Estamos falando de marketing e negócios, então você deve estar sempre bem preparado, bem informado para os diversos momentos em que vai ter que falar. Lembre-se que, piadas, cumprimentos exagerados, ser muito simpático ou divertido, pode não ser a melhor forma de entrar numa conversa ou mesmo mostrar suas qualidades. O que você fala e a forma como fala serão decisivos.
Se for uma empresa com a qual deseja fazer negócios, informe-se bastante sobre ela, e na conversa deixe transparecer esse conhecimento. A pessoa ao perceber que você está mais do que envolvido com os assuntos dele, não terá muitas dificuldades em querer uma parceria. Assim cuidado, fale aquilo que é mais adequado, inteligente e decisivo. Não há nada melhor do que obter admiração de alguém, principalmente se tratando de negócios.

As respostas para estas questões definem como você age, como tem agido e acima de tudo como você deve agir.

Ah! só para lembrar: “Uma pessoa com visão de mercado, é aquela que enxerga tudo como todo mundo vê, e que também enxerga tudo como nem todo mundo vê”

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