quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Você sabe o que é STORYTELLING?


Uma palavra muito usada e comentada ultimamente, em resumo,  trata-se de  um meio de dialogar com o público usando a história da empresa, do produto, a necessidade e a expectativa do cliente.
Representa uma nova ideia de Marketing e Vendas,  através de uma história contada e vivenciada na prática.

Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Em inglês a expressão “tell a story” significa “contar uma história” e Storytelling é um contador de histórias.



Trazendo para o marketing, para os negócios,  Storytelling é uma força eficaz para permitir que as idéias se espalhem de uma forma significativa, autêntica e necessária para gerar novas soluções estratégicas:

Como usar Storytelling no seu negócio? Bem, Precisamos pensar sempre em como contar essa história, e há alguns elementos estruturais a serem considerados:

a)    Um começo, meio e fim. Cada um destes estágios devem levar o espectador a uma espécie de viagem, então é necessário que se identifique claramente esses estágios, pois ele fará com que as pessoas se posicionarem bem nesses tempos.

b)    Você é o principal personagem dessa história, então é necessário saber prender a atenção das pessoas. Elas vão identificar você como uma espécie de herói que aparecerá em cada estágio do que conta.

c)     Incluir um pouco de dramaticidade prende a atenção. Mostre situações de riscos e perigos  e do desejo de serem bem sucedidos e fundamentalmente que o sucesso é possível.

d)    Seu produto ou serviço é a ideia, a arma secreta que vai permitir  você ganhar no final. Mostre aqui os resultados e principalmente de como chegou a eles.

e)    Dizer a verdade é autenticidade, um aspecto extremamente importante de qualquer mensagem de marketing. Uma história que apresenta seu produto ou serviço de uma forma realista, será muito mais convincente do que qualquer ficção. O público pode facilmente perceber quando uma história é baseada na verdade. Por isso, é sempre fundamental dar nomes e endereços, etc. isto fará com que o público fique realmente tomado pela seriedade e pelas possibilidades de sucesso que você está apresentando.

f)     Observe atentamente aos detalhes na sua apresentação, utilize ferramentas audiovisuais, porém em um tempo curto, nunca acima de 2 minutos.

g)    Deve ser iterativa, envolva seu público na história, fica mais interessantes e o impacto é maior com esse envolvimento. Lembre sempre do público alvo, e faça as pessoas se identificarem claramente com os perfis e segmentos desse alvo.

h)   Dê o seu público uma ideia, convide-os a sonhar. Apresentações de Steve Jobs eram muitas vezes impactante, porque ele deixava os espectadores com uma ideia e uma visão do futuro na aplicação dos produtos da sua empresa. Ele convidava a plateia a pensar no futuro, sonhar e adquirir seus produtos.

Termine suas histórias então, sempre com uma ideia ou visão de presente e futuro, mostrando um mundo de possibilidades. Se necessário, coloque na tela algumas delas, para que as pessoas anotem e coloquem em prática imediatamente.

Ao criar esta visão, você convida o público a transformar a história em realidade. Isto os deixará imensamente felizes.

É fundamental que as pessoas se identifiquem ou entendam claramente o que foi passado, e saiam com sugestões de ideias, de estratégias e muito motivadas.


Segundo  Phillip Kotler, as pessoas não compram mais apenas produtos. Elas compram momentos e experiências. E é isso que o Storytelling  promove como método de comunicação.


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