segunda-feira, 18 de abril de 2016

HUMILDADE, RECONHECIMENTO e PERDÃO


Em 2004, diante da crise que se instalava, levei um projeto de Marketing Estratégico para o Ministério de comunicações no PALÁCIO DO PLANALTO, na época o então ministro de comunicação diante de sua habitual soberba, mesmo eu tendo mostrado que havia um total desencontro de informações do governo e principalmente de sua pasta, ao saber que o projeto tinha custo, preferiu outros caminhos. Queriam soluções de graça. Queriam um companheiro militante talvez. Não havia superfaturamento muito menos comissionamento,  apenas o valor justo do projeto. Paciência.


Agora, há um tempo atrás, um dos dirigentes do atual #desgoverno, pediu que me perguntassem sobre uma sugestão para sair da crise.

Fui direto ao ponto – antes das palavras “PLANEJAMENTO e MUITO TRABALHO, sugeri outras três, estas é claro definitivamente nunca utilizadas pelo partido, por seus militantes, seus representantes e principalmente seu presidente de honra, me referi a:  HUMILDADE, RECONHECIMENTO e PERDÃO.

HUMILDADE, para reconhecerem que são humanos sujeitos a falhas, a erros e equívocos. Eles não pensam ser humildes e talvez nem humanos, pelo menos da mesma espécie que a nossa.

RECONHECIMENTO, de que nem sempre  têm razão. Que seus planos são equivocados, incompletos e inconsistentes, e que isso se deve a escolha de gente de pouca qualidade em seus quadros. Por fim, reconhecer que o seu projeto maior é apenas o do poder a qualquer custo. 

PERDÃO, talvez a melhor e a mais salvadora palavra. Quando você pede ou libera o perdão, é totalmente liberto de seus equívocos, de seus erros e está pronto para corrigí-los  recomeçando por um novo e talvez agora correto caminho.

Não toparam, é claro. Talvez esperassem alguma estratégia milagrosa de marketing, etc. etc. Não compreendem Marketing eficiente e de resultados é sempre de uma simplicidade incomum, e por isso talvez, mais difícil de perceber e colocar em prática. 

Sempre afirmo, "o difícil não é resolver os problemas, o difícil é conseguir enxergá-los".

Tenho a certeza, se tivessem usados essas palavras, teriam outro governo, teriam corrigido seus rumos, seus propósitos e talvez nem chegassem ao impeachment.

Muitos economistas, cientistas políticos, profissionais especiais, institutos de pesquisas ou jornalistas e entendidos de política mencionarão inúmeras opiniões para definir o desastre desse governo, mas a verdade será sempre mais simples: HUMILDADE, RECONHECIMENTO E PERDÃO. Após é claro, PLANEJAMENTO e MUITO TRABALHO. 

Serve para eles, serve para todos nós em nossos negócios.

Em tempo, ainda ontem ouvindo o Ministro da AGU, a serviço da presidência, ficou claro, ainda não entenderam nada e continuam não entendendo, e as  palavras salvadoras estão bem aí na frente.

Mas como é difícil enxergar!

Agora observem alguns de seus amigos e vejam se não é isso que ocorre com eles também.





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