Se sua empresa já
possui um Plano de Marketing, mas seus resultados
não estão como gostaria que estivessem, então, é necessário revê-lo
urgentemente, pois ele pode realmente estar defasado, não sendo mais eficiente,
precisa ser revisto e atualizado rapidamente.
Muitas pessoas ou
empresas não alcançam seus objetivos, seus resultados e o tão sonhado sucesso,
quando trabalham apenas através de tentativas, achismos ou até mesmo a dita
"percepção". Em marketing tudo deve ser muito bem pensado e definido.
Um Plano de Marketing quando bem elaborado
passa a ser "soberano",
é ele que decidirá caminhos a serem seguidos, e, é através dele que serão
produzidos os resultados que você e sua empresa esperam.
Há pessoas que
acreditam que um plano pode limitar a sua atuação tirando toda a sua
criatividade, é um grande engano, a criatividade já foi toda incluída dentro
dele quando da sua elaboração. Usamos muito melhor nossa criatividade quando
orientados dentro do caminho correto. Lembre-se nem sempre uma ideia criativa
pode estar de acordo com o momento e com os objetivos de seu negócio,
principalmente quando se está fora de um planejamento correto.
A sugestão é que você
revise seu Plano de marketing duas vezes por ano pelo menos. Assim poderá
corrigir rumos, implantar novas estratégias e ser sempre competitivo.
Um Plano de Marketing
é como uma receita, de um bolo, ela é a garantia que o bolo sairá bem feito,
mas desde que sigamos à risca o que está ali determinado,. Podemos usar nossa
criatividade incluindo alguns acessórios ou detalhes, porém no final sempre
sairá um bolo, assim também deve ser um plano de marketing, você pode incluir
novos detalhes, mas o resultado será sempre o que está escrito na sua receita.
Se seguir a risca a
receita, o seu bolo será um sucesso. Na sua empresa, a sua receita de sucesso é
um Plano de Marketing bem feito, ele é a certeza de alcançar os objetivos, é a
receita do seu sucesso!
Para desenvolver seu
plano, leve em consideração alguns aspectos:
• VISÃO DE MERCADO
É fundamental ter um
amplo entendimento de qual é o mercado que vai atuar, como ele funciona, qual a
sua abrangência, o que ele precisa ou exige.
• DEFINA COM
CLAREZA
Qual é o seu negócio,
o que quer, como quer, para quando quer e que resultados pretende alcançar.
• CAPACITE-SE
Também em
Administração e Finanças, Marketing, Comunicação e Internet, hoje em dia
principalmente em e-commerce e mídias sociais.
• APRENDA SEMPRE
Use todo o tempo que
dispõe para aprender o mercado está em constante mudança e seus concorrentes
também o estão.
• MARKETING,
MARKETING E MARKETING
Uma sugestão, use 30%
do seu tempo para pensar em marketing, não deixe que o seu dia-a-dia lhe
sufoque com coisas e problemas que podem ser resolvidos, às vezes com uma
simples estratégia, mudança de rumo ou uma nova idéia.
Ah! Só para
lembrar: Se ainda não possui
um Plano de marketing, faça-o urgentemente, o seu sucesso profissional depende
dele.
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