terça-feira, 18 de outubro de 2011

Resultados Positivos Imediatos em Marketing são possíveis? SIM, menos para os Céticos!


A Situação:
O Dono de empresa fabricante de Máquinas de limpeza de bicos injetores nos chamou por que precisava aumentar as vendas das máquinas que produzia.

Na opinião dele a queda nas vendas se devia ao fato do mercado já se encontrar saturado; além disso, a crise que estava assolando o país era também responsável pela retração do mercado.

Argumentei que a cada dia novas fábricas ou Marcas de automóveis se instalavam, e que auto-centers e  oficinas mecânicas conseqüentemente também, além disso, o número de automóveis que a cada dia entram em circulação mostram a força e o crescimento do setor.

Levando em conta, que em cada uma dessas empresas haveria espaço para uma ou máquinas que ele fabricava, argumentei que não deveria haver nem recessão muito menos saturamento de mercado, pelo contrário o mercado continuava em, franca expansão. Os motivos que levam o empresário a pensar assim eram outros, mas o  principal era a a visão de mercado limitada que possuia por exemplo.

Nestes casos, é muito comum, quando as pessoas se depararam com queda nas vendas ou resultados negativos, procurarem desculpas e mais desculpas para encobrir o que realmente está ocasionanto os índices baixos em seus faturamentos.

Nossa percepção:
Observando e analisando o equipamento como um todo,  percebi que haviam dois líquidos que eram utilizados na máquina. Um simulando a gasolina, apenas não inflamável, para fazer a aferição dos bicos injetores, e outro, um detergente especial para efetuar a limpeza através do sistema de ultra-som. Perguntei se eles vendiam os líquidos para os clientes reabastecerem as máquinas. Resposta : não, apesar de colocar  uma margem muito grande sobre estes produtos não ganhamos nada com isso.

Os clientes utilizam gasolina e detergentes comuns, e isso com certeza reduzia o tempo útil do equipamento. Mas o Diretor da empresa estava preocupado apenas em vender mais equipamentos e não com a manutenção e venda de peças e acessórios, itens importantes e fundamentais.

A Estratégia:
Colocamos, no segundo dia de trabalho, uma moça fazendo o telemarketing, oferecendo os líquidos apenas para quem já era cliente. Contrariando o dono da indústria que considerava esta ação desnecessária e sem resultados a alcançar.


O Resultado:
- Primeiro mês, aumento de 162,5% na venda de líquidos
- Segundo mês, aumento de 120% sobre o índice do mês anterior.
- Reativação de clientes inativos
- Fortalecimento da marca e retomada do bom nome da empresa
- Vendas planejadas e programadas
- Aumento substancial no faturamento
- Mais importante ainda: A partir do sexto mês, somente líquidos cobriam todo o custo fixo da indústria.

Conclusão:
É preciso estar atento, ter uma ampla visão de mercado, as vezes as soluções estão aonde menos esperamos, no caso havia dois produtos que eram desconsiderados e foram exatamente eles que deram uma sustentação a indústria.

Ah! só para lembrar: “Visão de mercado gera criatividade, que gera resultados imediatos”.

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