Situação: Para motivar os funcionários, o presidente da empresa resolveu fazer a semana de apresentações de otimismo. Cada um dos cinco dias da semana na hora do almoço, durante meia hora, haveria um palestrante, com o objetivo de esclarecer e motivar os colaboradores.
Nos primeiros quatro dias da semana, várias palestras ocorreram, A empresa responsável pela segurança, a empresa que fornecia a alimentação, a assessoria contábil, e a agência de propaganda, fizeram suas apresentações.
No quinto dia, quando cheguei, vi uma quantidade enorme de equipamentos, telão, home theater, luzes especiais, data show, vídeos, etc. seria a Palestra Motivacional com o Presidente da indústria, a mesma palestra que estava habituado a realizar com as representantes de seu sistema porta a porta.
A apresentação foi realmente muito bem feita, tudo correu certinho como o previsto. O presidente da empresa dominava como ninguém a técnica de apresentações motivacionais.
Após a apresentação fomos caminhando em direção a sala da diretoria. Durante o caminho, ele me perguntou mais de três vezes se havia gostado, respondi que sim que a apresentação havia sido ótima. Ele então fez o seguinte comentário: “Estou perguntando por que achei que o pessoal não pareceu muito satisfeito...”
Bem, como profissional de marketing recém contratado, comecei a enumerar alguns pontos que considerava fundamentais, mas que ele não conseguia enxergar mesmo a empresa jendo já mais de 18 anos de vida:
Após a apresentação fomos caminhando em direção a sala da diretoria. Durante o caminho, ele me perguntou mais de três vezes se havia gostado, respondi que sim que a apresentação havia sido ótima. Ele então fez o seguinte comentário: “Estou perguntando por que achei que o pessoal não pareceu muito satisfeito...”
Bem, como profissional de marketing recém contratado, comecei a enumerar alguns pontos que considerava fundamentais, mas que ele não conseguia enxergar mesmo a empresa jendo já mais de 18 anos de vida:
a) Para as apresentações, a empresa havia retirado 30min do tempo de almoço dos funcionários. Não houve nenhuma consulta para saber se eles permitiam ou não ter seu espaço invadido, mesmo com a melhor das intenções.
b) A empresa não possuía plano de carreira definida (cargos e funções). c) A empresa não possuía plano de salários, metas e participações.
d) A empresa não possuía plano de férias.
e) A empresa não investia em treinamentos.
f) A empresa não investia em conhecimento e atualizações internas.
A estratégia utilizada: Sugeri uma pesquisa interna para ouvir os funcionários e posicionar a diretoria e presidência dentro de uma realidade absoluta. Para a pesquisa demos o nome de “O que a EMPRESA pensa da EMPRESA”.
Com os resultados da pesquisa em mãos, sugeri então uma REENGENHARIA na empresa, uma grande mudança com quebra de paradigmas e um amplo Plano de Negócios, abrangendo principalmente marketing estratégico de resultados.
Fizemos e entregamos um plano de ação muito consistente e especial, próprio para aquela indústria. O Plano, foi aprovado, mas não colocado em prática de imediato, o presidente achou que por ser uma empresa familiar as mudanças marcariam muito o lado emocional da familia e poderiam trazer situações complicadoras.
OBS:
"Colocar o lado emocional em primeiro plano
é o melhor caminho para a empresa se tornar inviável"
"Colocar o lado emocional em primeiro plano
é o melhor caminho para a empresa se tornar inviável"
Cinco anos mais tarde, finalmente resolveram colocar em prática o Plano desenvolvido, apenas atualizando-o em alguns aspectos.
Resultado da Reengenharia: As vendas cresceram 4 vezes em menos de 3 anos.
Ah! Só para lembrar: “Não podemos motivar os colaboradores de uma indústria apenas com uma bela peça de teatro, por melhor que seja”
Quando chegou naquele trecho dos "30 minutos do almoço" eu já vi que não ia dar muito certo. Luiz ,fiz a mesma coisa na empresa onde trabalho. Uma pesquisa de satisfação interna.Todavia, não foi levada a sério, de início, nem depois. Essa empresa também é familiar. Os costumes tradicionais são presentes, e o que mais desponta é a emoção. Espero que daqui a cinco anos decidam aplicar também. Ah sou estudante de marketing ainda, mas como pode perceber, estou tentado por em prática as teorias. Ótimo blog. @Andreissilva .
ResponderExcluirSe eles não se preocupam com o que acha o pessoal interno, imagino como devem tratar os clientes. Maravilha esse case, e as ações mesmo postas em prática depois de tanto tempo atingiram o efeito esperado, o que demonstra vossa imensa capacidade de analisar a necessidade da empresa. parabéns e continue nos presenteando com cases tão bons!
ResponderExcluir