terça-feira, 28 de junho de 2011

VOCÊ TEM MEDO DE UM PITBULL FEROZ?

Acredito que diante de um “pitbull feroz” todos dirão: temos medo sim! Até mesmo pavor. Afinal, quem não tem, não é verdade? Alguns chegam até falar “longe de mim esse bicho”, outros até mudam de direção para não ficar perto de um, etc.

Agora imagina se esse mesmo “pitbull feroz” resolvesse atacar um filho seu, o que você faria? Qual seria sua reação? Ficaria parado dizendo é, não tem jeito o cachorro é mais forte que nós... Não posso fazer nada, é assim mesmo. Claro que não.

Com certeza não ia querer saber de nada, partiria para cima dele, iria travar um luta feroz e iria vencê-lo, pois para defender um filho buscamos e encontramos uma força inimaginável, atitudes extremas e uma coragem fora do comum.

E se eu lhe dissesse que esse "pitbull" feroz estivesse sob a forma de um problema grave e que colocasse em risco seus projetos ou sua empresa? O que faria?

Partiria para cima como faria com um filho ou se consolaria dizendo é não tem jeito, é mais forte do que eu, etc.

Essa é uma reflexão, as duas situações são bem iguais, apenas o que muda é SUA ATITUDE.

Todas as vezes que enfrentamos problemas e partimos para cima deles, com certeza vamos superá-lo, mas é a ATITUDE que conta, não o problema ou seu tamanho ou força.

Em Marketing de Resultados é a ATITUDE a melhor estratégia.

É exatamente assim, se quiser que seu negócio saia da situação que está, tem que partir para cima das dificuldades, buscar e encontrar uma força inimaginável, atitudes extremas e uma coragem fora do comum. Se agir assim seus problemas TODOS serão resolvidos. Tenha a certeza disso!

Ah! Só para lembrar: Se encontrar um “Pitbull Feroz”, observe, se ele não estiver atacando seu filho, nem sua empresa, aí sim, pode correr e fugir do bicho!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

MARKETING DE RESULTADOS, VOCÊ PRATICA?

Estamos vivendo um momento estratégico no mínimo muito curioso, uma corrida desenfreada em busca de altos índices de audiência ou visibilidade.

Empresas investindo muito, procurando ter o máximo em divulgação, na tentativa de obter também altos índices em suas vendas e assim buscar o lucro. Até aí, tudo bem, é o jogo do mercado dizem o especialistas, você anuncia, seu produto é imediatamente conhecido, e as vendas acontecem.

Se buscarmos em livros especializados em marketing estarão lá, uma infinidade de situações estratégicas para aumentar cada vez mais o seu espaço de divulgação em busca sempre de alavancar os índices, é o Marketing de resultado diriam os especialistas, aparentemente, tudo está certo, aparentemente.

Mas o que é exatamente o Marketing de Resultados? Exatamente que resultados?

Há duas situações que gostaria de provocar: a primeira, Marketing de Resultados em relação apenas ao Volume das Vendas e a segunda, o Marketing de Resultados em relação a Qualidade e Benefícios oferecidos aos clientes.

Então vamos convir, existem duas correntes sobre marketing de resultados, uma, a mais praticada, onde os índices de audiência ou visibilidade justificam apenas o faturamento, neste caso apenas um dos lados ganha, o que vende; na outra ponta, estão resultados que os produtos oferecem aos seus consumidores em especial o benefício da qualidade, neste caso o resultado é de mão dupla, ganha quem vende e ganha quem consome.

Exemplificando, o fato de se vender muito uma determinada peça de roupa, não significa que a mesma possui qualidade, então o que estamos vendendo? apenas quantidade? Que benefício está se oferecendo? qualquer coisa?

Se olharmos a mídia eletrônica, os programas de TV, veremos que não é diferente, um jornal de notícias apresenta na sua maioria notícias ruins, se pegarmos horário nobre o que lá estão? Novelas, com altíssimos índices de audiência, comemorados com êxtase pelas redes, porém com péssimo conteúdo, cheio de maus exemplos que diariamente são impostos a população, invadindo seus lares; sem observarmos os programas de domingo, veremos, uma tentativa desesperada de serem um pior do que o outro, e da mesma forma uma imposição para os consumidores, que infelizmente já se habituaram com coisas sem qualidade.

O marketing de resultados nas vendas através de grandes índices de audiência ou exposição garante grandes vendas, mas nem sempre garantem uma qualidade necessária e acima de tudo honesta.

É preciso então entender muito bem o que realmente é Marketing de Resultado, mais do que índices de venda, deve estar focado também e principalmente em cima de qualidade do que se oferece aos consumidores.

Ah! Só para lembrar: Será que vendendo produtos ou serviços sem qualidade estamos colaborando para uma vida melhor?