terça-feira, 31 de maio de 2011

VOCÊ FAZ A DIFERENÇA?

O sucesso depende do entendimento que possuímos de nosso negócio, dos passos que devemos dar e da diferença que queremos fazer. E para fazer a diferença devemos estar atentos e implantar algumas medidas necessárias:

• Primeira necessidade: Planejamento, este é o caminho! é o mais importante para quem quer fazer a diferença, porém, na quase totalidade das empresas, isto não é levado a sério, razão pela qual são inúmeras “turbulências” pelas quais passam, e o pior é que acabam culpando o mercado, o produto, o seu plano de distribuição, plano de divulgação, o seus vendedores, etc. chegando em muitas vezes acreditar que o problema é a situação, “está ruim para todo mundo...”.
Mas, quem pensa assim é um forte candidato a desestabilizar o seu negócio.Se efetuarmos um bom planejamento saberemos de antemão, o que queremos, como queremos, para quando queremos, e, a certeza de que “teremos os resultados esperados pois eles serão o resultado de um bom planejamento”.

• Definindo as etapas do Planejamento, é fundamental antes de sairmos “a rua”, montar um Plano Estratégico que contemple todas as atividades externas e principalmente as internas,o seu ponto de partida.

• Definindo o mercado e sua abrangência, é importantíssimo entender com clareza, qual é nosso mercado, o que ele tem que nos interessa, e acima de tudo o que temos que possa interessá-lo.

• Definindo as estratégias mais adequadas a nossa realidade; não adianta querermos fazer coisas grandiosas se a nossa realidade ainda é pequena e estamos só começando. Pensar grande sim, porém, de forma consciente e real. A importância do planejamento é que vamos definindo nossos passos de forma real, um de cada vez, até atingirmos a dimensão que queremos.

• Fazendo a diferença, é o que acontece quando você planeja suas ações utilizando ferramentas e estratégias de marketing apropriadas. Como quase na sua totalidade as empresas não se prestam a planejar adequadamente suas ações, você que planejou com certeza estará sempre a frente, sendo mais consistente, mais convincente e acima de tudo “diferente”.

Ah! Só para Lembrar: " fazer a diferença é a grande estratégia do marketing".

quarta-feira, 11 de maio de 2011

twitter: VOCÊ SEGUE QUEM TE SEGUE?



O twitter ainda é uma ferramenta nova, pelo menos para uma grande maioria de pessoas que utilizam a internet, porém a cada dia, mais e mais pessoas chegam para utilizar e se beneficiar desta ferramenta.

É realmente uma grande arma para quem deseja fazer o seu Marketing de Relacionamento.

Podemos conversar com pessoas com as quais por meios comuns jamais o faríamos, podemos saber o que pensam e fazem as pessoas que admiramos, podemos interagir com todas as que quisermos e que assim nos permitirem é claro.

Mas quero tratar de um assunto que considero muito importante e decisivo em mídias sociais, aqui em especial, os “following” e “followers” pessoas que seguimos e pessoas que nos seguem, pois aqui reside uma grande desatenção das pessoas, e, em alguns casos até um certo “descaso”.

É ótimo possuir muitos seguidores, pois eles estarão sempre vendo o que você tem postado, e assim tem a certeza de que seus “posts” estão sendo vistos por centenas ou milhares de pessoas. Podemos ver desde opiniões, comentários, idéias, até a propaganda de seus produtos e serviços, etc.

Porém há muitas pessoas que querem ser seguidas no entanto, não tem a menor intenção de saber o que os seus seguidores postam, até por que nem as segue, eis aqui o grande equívoco.

Em marketing, sempre afirmo, que somente dará certo a relação que tenha mão dupla, isto é, qualquer negócio que seja, sempre tem que ser bom para ambas as partes. Esse é o principio do bom relacionamento: "sucesso para os dois lados".

Mesmo que você agradeça “cordialmente” alguém que está lhe seguindo, a pergunta é: e você, por que não a segue também? Será que apenas você tem algo interessante para postar? Será que seus assuntos são únicos? Será que você se considera mais importante que os demais?

Não subestime as pessoas, as que parecem mais simples, podem às vezes apresentar razões, idéias, sugestões muito especiais e que podem, invariavelmente, mudar o curso seu e de sua empresa.

Acho bom refletir sobre essas questões, se andar pelo caminho unilateral, apenas pensando em si mesmo, seus seguidores vão logo observar quem você realmente é, e o que realmente quer e isso pode não ser simpático a eles, podem logo abandoná-lo e ainda acharem que sua credibilidade é apenas artificial.

Ah! Só para lembrar: e você depois de ler isto, já está retribuindo e seguindo seus follwers?

domingo, 8 de maio de 2011

A sua receita de sucesso profissional: PLANO DE MARKETING BEM FEITO

YNFLUENCE Comunication Institutionnelle

Se sua empresa já possui um Plano de Marketing, mas seus resultados não estão como gostaria que estivessem, então, é necessário revê-lo urgentemente, pois ele pode realmente estar defasado, não sendo mais eficiente, precisa ser revisto e atualizado rapidamente.

Muitas pessoas ou empresas não alcançam seus objetivos, seus resultados e o tão sonhado sucesso, quando trabalham apenas através de tentativas, achismos ou até mesmo a dita "percepção". Em marketing tudo deve ser muito bem pensado e definido.

Um Plano de Marketing quando bem elaborado passa a ser "soberano", é ele que decidirá caminhos a serem seguidos, e, é através dele que serão produzidos os resultados que você e sua empresa esperam.

Há pessoas que acreditam que um plano pode limitar a sua atuação tirando toda a sua criatividade, é um grande engano, a criatividade já foi toda incluida dentro dele quando da sua elaboração. Usamos muito melhor nossa criatividade quando orientados dentro do caminho correto. Lembre-se nem sempre uma idéia criativa pode estar de acordo com o momento e com os objetivos de seu negócio, principalmente quando se está fora de um planejamento correto.

A sugestão é que você revise seu Plano de marketing duas vezes por ano pelo menos. Assim poderá corrigir rumos, implantar novas estratégias e ser sempre competitivo.

Um Plano de Marketing é como uma receita, de um bolo, ela é a garantia que o bolo sairá bem feito, mas desde que sigamos à risca o que está ali determinado,. Podemos usar nossa criatividade incluindo alguns acessórios ou detalhes, porém no final sempre sairá um bolo, assim também deve ser um plano de marketing, você pode inlcuir novos detalhes, mas o resultado será sempre o que está escrito na sua receita.

Se seguir a risca a receita, o seu bolo será um sucesso. Na sua empresa, a sua receita de sucesso é um Plano de Marketing bem feito, ele é a certeza de alcançar os objetivos, é a receita do seu sucesso!

Para desenvolver seu plano, leve em consideração alguns aspectos:

• VISÃO DE MERCADO
É fundamental ter um amplo entendimento de qual é o mercado que vai atuar, como ele funciona, qual a sua abrangência, o que ele precisa ou exige.

• DEFINA COM CLAREZA
Qual é o seu negócio, o que quer, como quer, para quando quer e que resultados pretende alcançar.

• CAPACITE-SE
Também em Administração e Finanças, Marketing, Comunicação e Internet, hoje em dia principalmente em e-commerce e mídias sociais.

• APRENDA SEMPRE
Use todo o tempo que dispõe para aprender o mercado está em constatne mudança e seus concorrentes também o estão.

• MARKETING, MARKETING E MARKETING
Uma sugestão, use 30% do seu tempo para pensar em marketing, não deixe que o seu dia-a-dia lhe sufoque com coisas e problemas que podem ser resolvidos, às vezes com uma simples estratégia, mudança de rumo ou uma nova idéia.

Ah! Só para lembrar: Se ainda não possui um Plano de marketing, faça-o urgentemente, o seu sucesso profissional depende dele.