Muito tem se falado na tal “fidelização” de clientes, em torná-los preferenciais ou até mesmo especiais. Mas você tem se perguntado se eles também consideram você ou sua empresa preferencial, especial ou até mesmo fiel a ele?
Quando você pensa em clientes o que você exige deles será o mesmo o que eles exigem de você e de seus produtos e serviços?
Nessa troca entre vocês o que é fundamental? Apenas que eles depositem em sua conta bancária fazendo toda a sua alegria? E eles, estarão igualmente alegres e contentes com o que adquiriram de você?
Clientes preferenciais, especiais ou até mesmo fiéis só podem ser conquistados num caminho de mão dupla. Tem que ser bom pra você e também ser bom para seus clientes, essa é a regra, deve ser LEI.
A cada dia, a cada novo projeto, temos em nossa empresa a preocupação em saber se o que oferecemos é realmente fundamental para nossos clientes. Quando isso acontece, aí sim a plenitude de resultados ocorre.
Sua empresa começa a crescer, pelo simples fato de também seus clientes terem seus desejos completamente atendidos, quer no atendimento, quer na honestidade dos preços praticados, quer acima de tudo, na qualidade do que adquirem de você.
Diariamente atendemos empresários que na maioria das vezes possuem uma visão unilateral, isto é, apenas uma preocupação voraz em ter seus produtos consumidos, e, em alguns casos, a qualquer preço. É claro que o sucesso não chega e se chega, não se estabelece, cai rapidamente, obrigando-os novamente a buscar a voracidade em vez do equilíbrio inteligente das estratégias de marketing.
Posso afirmar o marketing estratégico tem que ser inteligente, responsável e acima de tudo comprometido com ambos os lados, o seu, de sua empresa e conseqüentemente de seus clientes; quando isso ocorre, eles se tornam mais do que clientes, tornam-se na verdade seus parceiros pois ambos estarão visando o bem comum. Podemos chamar então dos "Clientes/Parceiros".
Faça isso, observe, busque e encontre o equilíbrio em seu negócio, pra começar? Uma dica : ofereça sempre mais do que seus clientes estão esperando, torne-os parceiros seus, torne-os "Clientes/Parceiros".
Ah! Só para lembrar: "Clientes/Parceiros" tem maior motivação para indicar mais pessoas a seus produtos e serviços.